30/11/2011

Um mês!

Ontem no dia 29/11/2011, completou-se um mês da minha Maria.
Posso cometer o clichê de dizer, passou rápido! Porque passou mesmo.
Parece que o tempo da gravidez, funcionava diferente.
É como se um dia na gravidez tivesse o tempo de dois dias, a ansiedade pra ter Cecília nos braços fazia esse tempo que agora corre, se arrastar.
Com ela aqui, sentindo o cheirinho, podendo abraçar, o tempo inventa de ser veloz.
Em um mês as mudanças de Cecília são notáveis, ela antes dava algumas risadas perdidas em quanto dormia, sonhando sei lá com o que. E no mesmo cochilo, ela fazia bico de choro. Agora, ela já consegue até gargalhar, distribui risadas quando eu e Marcelo fazemos "gracinhas", toda esperta!
Também notei que, no começo ela encaixava direitinho no meus braços enquanto mamava, eu fazia um bercinho. Já não é assim, ela agora fica com a perninhas pra fora dos meu braços, balançando os pés, sabe?
E eu fico de camarote percebendo as evoluções!
É engraçado como a mãe nota tudo, sabe diferenciar o chorinho de cada coisa, acertar a posição que o bebê quer dormir, entre outras coisas, é uma sintonia incrível.
Hoje mesmo, coloquei uma camisa baby look nela, não chegou a cobrir nem o umbigo, hahaha.
Algumas semanas atrás, a camisa conseguia cobrir até a fralda, é um espanto!

Como já foi dito, fiz o parto cesárea, e graças as energias positivas, o meu pós operatório foi bem tranquilo, não senti nada e a cicatriz se comportou bem.
Assim que tive alta do hospital e cheguei em casa, quis logo dar banho em Cecília, seria o primeiro banho que eu daria num recém nascido, e sob a supervisão da minha mãe e da minha sogra, eu consegui!
É bem verdade dizer que, elas estavam apreensivas, mas nervosas do que eu, hahaha.
Sai aprendendo tudo, a cortar as unhas, a dar banho, a pega certa pra amamentar, abracei todas as informações e como sempre, se eu tenho dúvida pesquiso, ler me tornou corajosa e informada, valeu muito a pena!

Na primeira noite em casa, é chegada a hora de dormir, Cecília dormiu 5 horas seguidas! Me fez acreditar que seria fácil assim. Não, não foi mesmo!
Ela acorda de 2h em 2h pra mamar, até hoje!
Percebi então que nunca ms eu teria uma noite de sono completa, que dormir em pedaços ou não dormir, seria meu novo esporte.
E não é só dar de mamar, durante a madrugada tem as trocas de fraldas e as exigências de atenção, ela fica buscando o calorzinho que eu posso oferecer.
Sendo assim, com essas noites não dormidas, logo virei um zumbi! Agora nem pesa tanto, durmo 3 horas por dia, aprendi a não sentir tanto sono, ou acumular ele sei lá onde. Quem me conhece sabe, sempre fui dorminhoca, dormia pra lá de 12 horas por dia, eu dormia...
E de manhã ainda tem uma porções de tarefas indispensáveis,  lavar as roupas (minhas, dela e de Marcelo), cozinhar, arrumar a casa, e me dividir nas tarefas de Maria, que são todas as da madrugada mais o banho e por ai vai. Ah, ainda tem que ser boa namorada... Difícil, viu?
Minha mãe ficou me ajudando com a casa por 15 dias, como ela mora em outra cidade, teve que voltar.
Marcelo, me ajuda com o que pode. Ele acorda cedo todos os dias, além de estudar pela noite, ou seja, tão cansado quanto! Não acho justo acordar ele durante as madrugadas, então acabei abraçando as noites mal dormidas como um problema meu!

Além de tanto trabalho, ainda tem que se acostumar com o novo corpo.
Eu sempre fui magra com uma leve barriga de chopp, nunca fui de me preocupar muito com a estética, não malhava e nem me abraçava com dietas, nunca fiz isso. Minha vaidade, se resumia nas maquiagens, adoro lápis de olho com rímel, e na chapinha do cabelo. Com as roupas, sempre curti vestidos, a maioria tomara que caia.
Agora?
Bom, a barriga é quase a mesma, a diferença é que ainda tenho a linha divisória na barriga que a gravidez me deu, é normal a "liña negra" demorar para desaparecer. O problema é que meus olhos só curtia essa linha quando eu estava grávida, agora é no mínimo esquisito.
A última vez que tentei dar uma chapinha, levei horas! E olhe que sempre consegui ajeitar todo o cabelo com alguns 15 minutos, dessa vez não!
Ajeitava uma parte, trocava fraldas, outra parte, dava banho, outra parte, dar de mamar... e assim foi!
Vestidos? Bom, só com alças. Só assim, consigo sustentar os seios cheios de leite, se meus seios já eram grandes, bom...
Em falar em leite, vivo cheirando a ele, fora que produzo muito leite (graças a deus!) vivo com a blusa molhada, ensopa tudo rápido, é uma coisa. que me faz não me sentir nada sensual.
Ainda bem que meu namorado faz questão de me elogiar, hahaha.

No primeiro mês, tem as visitas! Fazer sala com todo esse cansaço gritante é tenso.
Mas, claro que eu sei que as pessoas vinham pra conhecer Cecília, e tão cheias de carinhos, não tem como achar isso ruim.
Mas confesso que tem que rolar um grande jogo de cintura, viu?

Bom, não tô aqui pra reclamar, longe disso! Cecília, foi a melhor coisa que me aconteceu na vida, com a chegada dela tudo mudou sim, pra melhor!
Até minha relação com Marcelo melhorou, rola uma parceria e um amor grande.

Ontem, a gente resolveu "comemorar" o "mêssário" de Cecília. Fomos em uma padaria e escolhemos um pedaço de torta.
Comemoramos toda essa fase linda, esses completos 30 dias com a nossa bolotinha que já me mata de orgulho.
Um mês!
Ainda virão muitos outros, a gente só tem motivos (imensos motivos) pra comemorar, minha Mariazinha cheia de saúde e linda, sempre linda!
Parabéns pra minha filha, parabéns pra mim e Marcelo que conseguimos vencer um mês, estamos nos doando muito nessa nova vida, pra essa família linda que construímos. E quer saber? Somos ótimos pais :)
E assim vai ser sempre, nós três juntinhos!

Cecília me fez enxergar a vida de outro jeito, um jeito bem bonito. Eu divido essa felicidade com o resto da família, meus pais, minha sogra, meus irmãos, cunhada, tias/tios, avós, primos, amigos... Todo mundo que acompanha todo esse enredo :)

Mamãe te ama filha, e quero te ver crescer linda e forte, prometo acompanhar teus passos sempre, e te dar o maior amor que esse mundo já viu.

17/11/2011

Teste do pezinho.


Hoje vim falar de um dos exames primordiais nos primeiros 30 dias do bebê, o TESTE DO PEZINHO.
Confesso que antes de engravidar, eu sabia que ele tinha sua importância. Mas, sendo bem sincera eu não sabia pra que e pq fazer esse teste.
Claro, como sempre, corri por meu fiel amigo; o google.
Pesquisei e pesquisei...
Pois bem, vim dividir com vocês :)




Bom, e o que é o teste do pezinho?

O teste do pezinho nada mais é que, um exame laboratorial simples, que por muitos é conhecido como, exame de triagem neonatal.

O que esse teste identifica?

Ele permite um diagnostico precoce de doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas. Como a deficiência intelectual (retardo mental).
Identificando nas primeiras semanas tem como prevenir :)

Com quanto tempo o teste deve ser realizado?

Em muitas maternidades ele é realizado nos primeiros dias de vida, recomenda-se que o teste seja feito até o 7º dia de vida. Só não pode ser feito antes das 48h de vida do bebê, pq o baby ainda sofre influências do metabolismo da mamãe.
A pediatra da minha filha, me disse que até o 30º dia ainda tem eficacia.
O recado é, quanto mais cedo, MELHOR!

Como o teste é feito?

O calcanhar do bebê é furado, no calcanhar tem várias ramificações de vasos sanguíneos, depois o calcanhar é apertado para coletar o sangue e assim, preencher as bolinhas do cartão do teste.

No SUS, o teste do pezinho é gratuito, o teste pode identificar até quatro doenças.
Porém nem todos os estados identificam as 4.
O programa de triagem neonatal, obriga os estados se adequarem a pelo menos 3 fases do teste, são elas:

1ª - Fenilcetonúria - (Distúrbio genético no qual um dos aminoácidos presentes no leite pode prejudicar a saúde do bebê causando retardo mental grave);

Hipotiroedismo Congênito - (A falta do hormônio produzido na glândula tireóide causa deficiência mental e retardo de

crescimento.);

2ª - Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias - (As hemoglobinopatias são doenças causadas por anormalidades na estrutura molecular ou na produção da hemoglobina "S". Crianças com hemoglobina anormal são altamente suscetíveis à anemia e infecções.)

3ª - Fibrose Cística - (Doença genética que causa problemas respiratórios e gastrointestinais crônicos).

Alguns hospitais particulares oferecem o teste mais completo, conhecidos como teste do pezinho ampliado ou expandido.

Esses teste completos são capazes de identificar até mais de 30 doenças.

Feito o exame leve ao pediatra para analisar os resultados, certo?

Lembrando também que, o teste do pezinho convencional, é obrigatório e gratuito, seu bebê nasce com esse direito. Não deixe de fazer!

Eu levei Cecília para fazer, claro!
Sei que pra nos pais, ver o bebê chorando não é tarefa fácil, eu mesma fico nervosa, tremula e por ai vai.
Mas, vale salientar que a dor é passageira e a gente vai prevenir doenças nos nossos filho, né? Nada que um colo depois não resolva :)

Ai vai uma foto do pé de Cecília pós teste

Até o próximo post, beijos!

09/11/2011

Amamentação.

Toda mãe sabe (ou pelo menos deveria saber) que no leite
materno, estão os primeiros anticorpos necessários.
Por tanto, amamentar é indispensável!
Claro que, tem mãe que domina logo essa arte de dar de mamar, outras não... Umas tem bastante leite, outras não...

Mas, vale muito um esforcinho.
É difícil no começo, sei bem disso! Eu mesma sofri um pouco com dores no bico do seio, feriu até sair a pele.
Porém, hora nenhuma pensei em desistir!
Outras mães desistem pelo fato de que, o leite em pó "sustenta" ms o sono do baby, assim elas evitam acordar durante a madrugada.
Eu sei que o cansaço é imenso, e que tem a horas que parece que a gente não vai dar conta.
Fui pesquisar, e dizem que no segundo mês a gente nem vai ms lembrar dessa agonia, e ainda tenho relatos de outras mamães que também amamentaram, ms já passaram dessa fase :)

Outras mães ainda tem um motivo bem pior, optam por não amamentar por estética, vai entender!

Vamos pra algumas dicas pra amamentar.

É normal alguns bebês não conseguirem sugar direito, o
legal é você ordenhar seu leite (manualmente ou com ajuda daquelas bombinhas que retiram o leite,podendo ser elétricas ou manuais) e ofereça o leite num copinho, é bem melhor que na mamadeira ;)

Para dar de mamar é importante beber muita água, a gente precisa hidratar, além de tentar comer de forma balanceada, não tô falando de uma dieta rigorosa, com função emagrecer... sim, de uma alimentação saudável para ficar forte e poder amamentar bastante.

O bico do seio é muito sensível, caso machuque muito experimente usar o bico de silicone, eu usei no comecinho da amamentação e curti. A cada mamada o ideal é esterilizar por pelo menos 5 minutos pós fervura, tá?
É bom evitar lavar o seio assim que acabar de dar de mamar, espere um pouquinho e deixe o seio em água corrente, é legal também colocar um pouco do próprio leite, que também é hidratante, mais uma das mil funções maravilhosas dele, né?

A"pega" correta do bebê com o seio, é ele sugar não só o bico, mas uma parte uma da aureola também.
O bebê tem dessas de preferi só uma mama, porém, o ideal é que você intercale entre uma mana e outra, cada mamada deve durar de 10 a 15 minutos em cada peito.
Fazendo isso, você evita que o leite "empedre".
Você também pode evitar isso, massageando as mamas com movimentos circulares e se necessário ordenhar os seios.
Também escutei outra dica de mamães que passaram por isso, elas colocavam fraldas mornas nos seios (não no bico, ein?).

Depois de mamar o ideal é colocar o bebê pra arrotar, tá? :)

Agora, os benefícios do leite materno, tanto para as mamães, quanto para os bebês :)

• O leite materno provoca menos cólicas
• Previne alergias, obesidades, anemias.
• Contém PSTI, molécula capaz de proteger o intestino do bebê.
• A sucção que o bebê faz ao mamar, ajuda na formação da arcada dentária.
• Amamentar até os seis meses de vida, ajuda no psicológico do bebê e aumenta o
vínculo dele com a mamãe.
• Amamentar, diminui o sangramento pós parto e ajuda a combater a anemia na mãe.
• Amamentar, protege do câncer de mama e ovários.
• E olha o legal... AMAMENTAR AJUDA A EMAGRECER, EIN?


É importante salientar, que quanto mais você amamentar, mais leite você vai ter.
Pra evitar que o leite seque é legal que o bebê esteja sugando direito o peito.
E que as mamadas não sejam tão espaçadas, no primeiro mês por exemplo, o ideal é que elas tenham intervalo de 2h a 3h.
A mamadeira também é uma vilã, o bebê se acostuma com facilidade do bico, o que dificulta a sucção com o peito.
Se você for sair e precisar deixar o leitinho, oriente a pessoa que vai amamentar o bebê, a oferecer o leite no copinho mesmo (como eu disse antes), eu sei que requer paciência, porém vale bem ms a pena, tá?

Lembrando sempre, é importante amamentar pelo menos os primeiros 6 meses.

Eque até o sexto mês, o leite tem tudo que o bebê precisa. Você não vai precisar oferecer mais nada, nem água!

Está no meus planos amamentar Cecília, até pelo menos um ano de idade :)
Além de adorar esse contato com a minha filha, sei que estou dando a ela o que há de melhor em relação a alimentação.

Vamos nos esforçar mamães, o leite materno é MUITO importante e amamentar pode sim, ser uma delícia :)

Qualquer dúvida procure seu médico, certo?

OBS: Esse post foi realizado entre uma mamada e outra, hahahaha.

E ah, olha como a cecí é linda, forte e saudável, sabe já o motivo, né? BEIJOS!

04/11/2011

Relato de parto {Maria}




Na quarta feira dia 26/10/2011 eu chorei a madrugada toda, não tinha caído à ficha - até então - que o fim da gravidez estava chegando. Com a ideia de ter Cecília nos braços veio o medo do parto, o nervosismo tomou conta de mim. Fiquei inquieta a noite toda, e eu só tinha consulta no outro dia, mas eu não iria aguentar esperar de jeito nenhum.
Acordei Marcelo (pai de Cecília/meu namorado), conversamos e decidimos ir no médico na quarta pela manhã.


Chegando lá recebi, recebi um toque que o dr. Chamou de "toque deslocador de membranas" De acordo com ele, esse procedimento ajudaria na dilatação. Durante o exame, o médico me deu uma boa notícia eu tinha 2cm de dilatação. Cecília podia chegar a qualquer hora e o melhor, de parto normal :)


Na mesma quarta só que pela noite, eu perdi o tampão mucoso, que é um dos sinais que o bebê está pra chegar. Meu Deus! Eu, mainha e Marcelo enlouquecemos, a vontade era de segurar as malas e partir pro hospital. Liguei para o médico e ele me mandou esperar, disse ainda que de sábado não passava, caso eu não entrasse em trabalho de parto até lá, ele faria uma indução. NERVOSO!


Geralmente eu aguardava o dia 29/10 ansiosa, só que por outro motivo... É meu aniversário.
Esse ano foi diferente, eu estava aguardando ANSIOSAMENTE ela, minha filha.
Não preciso dizer que não dormir né?


Ainda no dia 28/10 Marcelo comprou uma torta deliciosa de chocolate pra a gente comemorar...
Fui dormir ás 03h40min da manhã e acordei ás cinco da matina, a internação só aconteceria às 7h.

Chegando lá, levei outro toque, onde foi constatado que os 2cm não tinham progredido, foi a minha primeira frustração.
Ainda fui fazer a última ultra de Cecília, e lá estava ela, calminha, grande e gordinha, foi uma despedida da minha barriga, dos movimentos deliciosos que ela fazia, de uma fase tão linda!


Me preparei a gravidez toda para o parto normal... Mas não consegui. Por muitos motivos, o médico acabou solicitando uma cesárea. E eu nada pude fazer.


Ás 15h30min ficou decidido o parto cesáreo
Já na porta da sala de cirurgia, o hospital vetou a entrada de Marcelo (por lei todo pai tem direito a ver o parto, estando ou não casado com a mãe do bebê). Eles alegavam que era norma do hospital.
Quem iria brigar por aquilo naquela hora? Eu me acabei de chorar, a ideia de estar só naquela hora era aterrorizante.
Marcelo foi comigo até a porta da sala segurando na minha mão, ele não me abandonou hora nenhuma, eu não podia ter escolhido parceria melhor!

Levei a anestesia tão temida, quer saber? Não dói nada! Eu pelo menos não senti dor alguma.
A equipe foi um amor comigo, descobriram que era meu aniversário, cantaram parabéns, pagode, me trataram super bem, e ai o nervosismo foi abrandando.

O parto é indolor e muito rápido ás 14h10min chegou o meu amor, brava e linda! Pesava 3.640kg e media 51 centímetros, um bebezão! A equipe toda dizia, Angelina Jolie chegou, por conta do seu bocão, rs.

Levaram ela para o berçário, eu imaginava a apreensão e o nervosismo de todo mundo para conhecer ela, era uma platéia grande!
Mainha, painho, tia gem, Carol, Amanda, Amanda madrinha, Ivaldo, Eliane... E claro Marcelo.
Todo mundo me contou que não teve cena mais linda do que ele vidrado, olhando pelo vidro a filha. Ele mesmo me disse que não chorou, se concentrou em não falar, não respondia ninguém, os olhos cheio d’água, só saiu da frente do berçário quando fecharam cortina.

Eu ainda aguardei 01h30minh na sala de observação, o efeito da anestesia me fazia tremer toda, era incontrolável.
Me levaram para o quarto, com uns segundos depois chegou ela, chorona e querendo mamar!

Mesmo com uma platéia não me fiz de rogada, eu queria sentir essa sensação que eu li o tempo todo sobre amamentar.

Ela mamou fácil, eu sentia minha energia sendo sugada, eu estava exausta. Mas, vendo ela ali, eu só pensava em como ela era linda.


Era meu aniversário, e o meu presente era ela!
Nem se eu tivesse planejado teria conseguido me dar esse presente.


Ficar no hospital não foi tarefa fácil, o pós operatório era cruel, parecia que minha barriga ia rasgar a qualquer momento, rs. De dia minha mãe e minha sogra ficavam comigo, de noite Marcelo vinha “dormir” com a gente.

Marcelo, não desgrudava. Cecília não podia abrir os olhos que ele já pegava no braço, na primeira noite ela dormiu bastante, a gente não... Ficamos admirando a nossa cria, era impossível despregar os olhos daquela filha linda.

Dois dias depois tivemos alta, estava tudo bem comigo e com Cecília.
Agora era a fase tão esperada, ir pra nossa casa, dividir com ela nosso espaço, mostrar o quartinho feito com tanto amor, mostrar a ela o quanto ela foi esperada, e o quanto ela seria amada a partir de então.


Eu só tenho agradecer, pela família linda que eu tenho, pelo namorado maravilhoso, pelos amigos... Por TUDO!

Obrigada pelas boas energias que nos mandaram, recebemos todas!

A minha frase mais usada é: EU TÔ APAIXONADA!





 
Uma mãe conta. ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7