27/07/2011

O que é SMSL?




No meu dia de folga, resolvi assistir um filme com meu namorado, Marcelo. Como gosto muito de filmes com a Natalie Portman, resolvi locar um com a mesma, "As coisas impossíveis do amor.”
 Tinha visto o trailer recentemente e achei que o filme tinha como enredo a convivência entre madrasta e enteado. Mas, não era bem assim. O filme retrata outros dramas, e uma das histórias aborda a SMSL, a síndrome de morte súbita em lactentes. Confesso que desconhecia sobre isso, mas, assim que o filme acabou decidi pesquisar as causas, o que era se tinha como se evitar, enfim... Naveguei atrás de respostas, e achei bem importante dividir meus "achados" com vocês, né? 

A SMSL é descrita como a morte inexplicável de um bebê saudável no primeiro ano de vida. Prevenir a SMSL começa antes mesmo do nascimento da criança. • Certifique-se de consultar o seu médico de forma regular durante a sua gravidez.

 Estudos mostram que bebês de mães que receberam assistência pré-natal adequado têm uma menor incidência de SMSL do que os das mães que não receberam nenhum cuidado.
 •Não fume. Bebês de mães que fumaram durante a gestação têm três vezes mais probabilidades de morrer de SMSL do que os bebês de mães não-fumantes.
 •Amamentar seu bebê no peito, se possível. Há alguma evidência de que os bebês amamentados no peito têm uma menor incidência de SMSL.
 •Escolha um colchão de berço firme, plano e não use travesseiros, cobertores ou brinquedos de pelúcia no berço da criança. Se você optar por usar protetor de berço, tenha certeza de que eles são devidamente acondicionados e permitem o fluxo de ar. 
•Sempre coloque o seu bebê para dormir de barriga pra cima. Nunca deite um bebê para dormir de barriga pra baixo ou de lado; ambas as posições aumentam o risco de SMSL. Assim que o bebê tem idade suficiente para rolar por conta própria (normalmente 4-7 meses), não há necessidade de reposicionar um bebê dormindo se ele escolher uma posição de dormir diferente. 
•Não permita que seu bebê durma na sua cama com você. Você provavelmente vai ficar exausta pelo primeiro de vários meses de vida do seu bebê e pode ser tentador levar o bebê pra sua cama, mas ao fazer isso você está colocando a vida dele em risco. Não há problema em levar o bebê para sua cama para alimentação, mas o bebê deve então ser devolvido ao seu berço para dormir.
 •É uma boa idéia de colocar o berço do bebê no seu quarto.
•Não deixe que o seu bebê fique aquecido demais. Vista roupas leves em seu bebê para dormir e mantenha o quarto em uma temperatura confortável, mas não quente. Se você estiver confortável em roupas leves, o quarto estará confortável para o seu bebê também. •Proteja o seu bebê de exposição ao fumo passivo. Os bebês que são expostos ao fumo passivo têm duas vezes mais probabilidades de morrer de SMSL do que aqueles que estão em um ambiente não-fumante. 

Esta síndrome continua a ser a maior causa de morte entre os bebês. O pico de incidência dá-se entre os 2 a 4 meses e, cerca de 95% dos casos ocorre até os 6 meses de idade. Também se verificou que é mais freqüente nos bebês de sexo masculino, nos bebês de raça negra, nos meses de inverno, em casa e durante o sono. 

Minha intenção, não é ficarmos preocupadas ou neuróticas, não mesmo! Tomando esses cuidados a gente vai garantir a segurança do nosso baby e a nossa felicidade. 

Dica dada!


0 comentários:

Postar um comentário

Eu, a Maria e o José, vamos adorar um recadinho.

 
Uma mãe conta. ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7