16/01/2012

Parceria, já!

Sempre que eu deito pra dormir, eu tenho pelo menos umas cinco ideias de post pra cá.
Só que quando levanto a avalanche na minha casa é tão grande, que o blog sempre acaba ficando pra depois.
Dai, observando isso, eu percebi que não só o blog, várias coisas viraram segundo, terceiro, quarto plano... E pior ainda, uma das coisas, sou eu mesma! Coisas de mãe...
Ainda bem que eu tenho Marcelo, tudo bem, ele não é de fazer muitas tarefas domésticas, mas na cozinha e com Cecília, salve, salve! Ele me ajuda pra caramba!
Com todo esse enredo, resolvi o que eu iria postar: parceria, já! Justo, tem que ter uma parceria, uma boa parceria entre o pai e a mãe, entre o casal!

A sociedade sempre colocou a mulher atrás do fogão ou rodeada de baldes com roupas pra lavar, né? Eu cresci com essa imagem na cabeça, eu me debruçando sobre um tanque, lavando as cuecas do meu marido trabalhador.
Disse a mainha que não! Jamais eu casaria se fosse com esse proposito, quem já se viu? Lavar as cuecas  dele? Por que ele mesmo não faz? 

Ai eu cresci, não casei! Mas, "me amiguei" como dizem por ai e tive uma filha, Maria Cecília.
Marcelo, sempre foi bem diferente das outras pessoas com quem me relacionei, sempre curtiu cozinhar e abominava minha bagunça. Ele tem até umas coisinhas que nem eu tenho, sempre que ele lava o pratos por exemplo, ele vai e limpa o fogão, quase automático!
Quando eu estava grávida da Maria, ganhei vários pratos variados, cupim na pressão, arraia com molho, macarrão com queijo, peixe com molho branco e por ai vai...
Mas claro, a rotina de ser simplesmente eu e ele, era bem fácil!
Depois de Cecília... ai ai! As coisas mudam pro nível "HARD"!

O homem ganha algumas limitações, verdade! Não vou desmerecer jamais a figura paterna, até por que, como eu já postei aqui (http://gentetogravida.blogspot.com/2011/06/pai-desde-gestacao.html), independente dos pais da criança estarem juntos, o pai tem que se fazer presente, sim! É fundamental a presença paterna pro desenvolvimento do filho, isso é um fato!
Mas assim assim, as limitações da mãe/mulher ganha proporções imensas!
A começar da gravidez, o peso, os enjoos, as fadigas, o parto!
Quando o bebê nasce vem, a amamentação, os banhos, as fraldas, a casa, as roupas, a cozinha, o namorado/marido e por ai vai... Aonde fica o tempo "Mulher"? Aonde?
É preciso uma boa administração! Pensando tanto sobre isso, fui pesquisar, claro!

Acabei descobrindo o que não é novidade pra ninguém! A mulher, gasta muito mais horas semanais com trabalhos domésticos do que os homens. (ÓÓÓÓ!) 
O complicado não é ser apenas a senhora do lar (ou escrava do lar, como preferirem!), a mulher fincou seu espaço no mercado de trabalho. E ainda assim, tem a casa como sua exclusiva obrigação. Sim, pode se perguntar do porque!


Vamos lá! Como acabar com esse problema? Sobrecarregar demais, gera estresse? VAI QUERER? 

O pai/homem, pode colaborar mais do que pensa, ok?
Aqui em casa mesmo, eu admito ser bem exigente (pra não dizer chata!). Marcelo, me diz que, eu sempre acho que ninguém sabe limpar nada ou fazer qualquer coisa como eu faço.
Admito, isso é verdade!
Então, não sei se ele usa isso como desculpa pra não fazer mais nada, porém... eu aceito!
Nós mulheres, temos essa mania mesmo! Nada tá bom, só quando a gente faz, né?
Quando eu tô no ápice do meu estresse, digo logo que a pessoa não fez como eu quis, por pura má vontade, hahahahah.
Nisso também Marcelo é fera, ele sempre respeita meus momentos de explosões.
Nas divisões das tarefas fica assim:
Ele troca Cecília, nos finais de semana já que ele não trabalha, ele que dar os banhos. Também ficou com a parte da cozinha e de vez em quando lava até o banheiro. Lava os pratos e limpa o fogão, viu?

Nós mães, nos limitamos demais!
Claro, eu faço tudo pra minha filha com muito amor, faço mesmo!
Mas, minhas responsabilidades, não terminam nela, quem dera!
Começa pelo fato de que eu mal vejo a rua, Cecília é pequena, só tem dois meses, não pode isso e nem aquilo. Então, Larissa em casa!
Não vejo gente, a não ser que alguém venha me visitar em casa ou nos fins de semana quando faço algum programa família, sabe?
Sinto saudade até de ir no supermercado comprar meio mundo de besteiras pra comer, de ir no centro da cidade escolher esmaltes ou de ir comprar uma colher de pau, a daqui de casa ganhou outras finalidades.
É bem complicado! As vezes me sinto uma chata "reclamona", é só mentalizar que é uma fase.
Só que nem sempre funciona...
Dai, vem todo esse estresse acumulado, que faz você chorar varrendo a casa ou se achando egoísta demais por está pensando cinco minutinhos, só em você! 

Ok, parceria já!

Homens! Prestem bem atenção, tá? 
Precisamos de um companheiro, de um fiel ajudante.
Não precisa lavar as roupas, fazer uma faxina completa, entender de decoração e etc e tal.
Mas...
Da pra lavar a louça? Sim!
Da pra trocar fraldas? Sim! 
Dar banho no bebê? Sim!
Cozinhar? Se você sabe, por que não? É chato cozinhar por obrigação, né? PRA NÓS TAMBÉM!
Ficar com o filho pra um momento de distração da mãe? SIM!
Dobrar as roupas lavadas? SIM!
Guardar suas roupas? Sim!
Lavar cuecas? Sim!
Não deixar as roupas espalhadas? SIIIIIIIIIIIIIIIIM!
Saber jogar a roupa suja no cesto de roupa suja (olha que mágico, existem cestos de roupas sujas, incrível, né?)? SIIIIM!

Olha só, falei pequenas coisas, com o nível de dificuldade quase zero, ein?
Tá vendo que da pra ajudar?
Ajudando assim, aquela imagem da mamãe acabada, que não faz sexo, que tem esmalte na metade das unhas, esquece de se arrumar e só cheira a leite, PLIM! SOME!
Mágicas da vida!

Já ouvi muitas mulheres dizendo coisas absurdas e concordando.
Pra isso coloquei as desculpas logo abaixo, segue tutorial pra acabar com elas, JÁ!

- Ele não troca as fraldas, tem nojo! 
Ah, claro! Ele pode usar o "nojinho" como desculpa pra burlar uma ajuda, né? Tá, senta lá!
Tutorial: http://brasil.babycenter.com/baby/recem-nascido/troca-de-fralda/
- Ele não gosta de ficar com o bebê sozinho, ele é muito danado!
Nossa coluna que aguente só, bem justo, né?
Tutorial pra distrair o bebê: http://lanafuller.blogspot.com/2009/11/buscando-alternativas-para-distrair.html
- Ele tem medo de dar banho!
Eu também tive e muito! Mas, a necessidade ensina, é instintivo pai, vá por mim!
Dois tutoriais BACANAS pra aprender, ein?
http://guiadobebe.uol.com.br/video-banho-do-bebe-recem-nascido/
http://guiadobebe.uol.com.br/video-banho-do-bebe-crescidinho/
- Ele não quer que eu trabalhe, a obrigação é minha de cuidar (pra sempre!) do bebê!
Hamrram, que tal inverter os papéis, rola?
Pra isso não tenho um tutorial, preferi adicionar uma definiçãozinha aqui: http://www.dicio.com.br/machista/
- Ele não sabe lavar as cuecas!
É? Nós também, não!
Tutorial pra ajudar: http://youtu.be/WYlvdYMP-U4

E isso é por que só coloquei aqui, algumas das muitas desculpas pra não cooperar, né?

Poxa, em todo relacionamento é preciso, cooperação, reconhecimento, amor, parceria...
Se eu lavei e estendi, que tal recolher e guardar? Se eu cozinhei, lava os pratos!
Sabe?
E isso tudo sem precisar que eu peça, com uma atitude de coração, atitude de quem quer ajudar!

Ser pai, não é só pagar as contas, posar pra fotos, nã, ná, ni, ná, NÃO!
Vai além...
Assim também funciona pro marido/namorado, não é de beijinhos e ordens que um relacionamento vive, é de parcerias!

Também fica uma bronca pra nós, vamos deixar eles serem livres no que foram fazer (eu mesma preciso aprender isso.).
Deixa ele trocar as fraldas sem supervisão, deixe ele errar, faz parte!
No primeiro banho, ok você ajudar. Depois, só vá se ele solicitar!
Se ele quer tirar dúvidas, ele vai saber pedir, nada de ficar como uma sombra atrás, fiscalizando tudo, é bem chato!
Elogie! E você papai/namorado/marido, faça o mesmo!
Perceber que o que você faz agradou é uma recompensa imensa, viu?

Acho que se tudo for feito com atitude, espontaneidade, amor e tals, tudo flui!

E claro, não esqueçam nunca! Atrás de uma mãe, existe uma mulher que ainda precisa viver além das fraldas.
Precisa tomar um banho com calma, sentar e fazer as unhas, assistir a um filme, ir as compras, viver um pouquinho, sabe?

Não existe formula pra felicidade e nem ninguém perfeito, fato!
Mas, dá pra chegar perto disso tudo, companheirismo e vontade e pronto, funciona!



O post ficou grande, né? Eu até me perdi um pouco, hahahah.
Obrigada mais uma vez pelas visualizações, leitores!  
Até a próxima!


0 comentários:

Postar um comentário

Eu, a Maria e o José, vamos adorar um recadinho.

 
Uma mãe conta. ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7