24/01/2012

Cecília, pro berço!

Cá estou eu, pra postar sobre o meu assunto principal dessas últimas duas semanas, fazer Cecília dormir sozinha.
Pois é, Cecília já vai fazer 3 meses dia 29, porém, ainda dormia comigo na cama.
Antes de balançar a cabeça com o movimento da crítica, deixa eu me explicar.

Como vocês já estão cansados de saber, eu moro com meu namorado em Caruaru, todo o restante da nossa família vive em Recife/Olinda, logo casa, comida e Cecília, são todos de minha responsabilidade, ponto.
Sem contar aquele imenso fato que conta muito (leia-se MUITO com um exagero imenso!), Cecília é a minha primeira filha, a gente acaba tendo medo de deixar o bebê só ou se rende a qualquer manha e choromingos, fato!
Juntando todos esses por quês, adicione o fato de que eu tinha noites mal dormidas, pra não dizer não dormidas mesmo.

Logo, a minha solução pra tentar descansar, evitando a ginástica de levantar ir ao quarto de Cecília, voltar cochilar, levantar de novo... foi deixar ela dormir comigo, na minha cama, tsc tsc tsc...

Quem dar de mamar sabe, de 3h em 3h a sirene do bebê vem em alto e bom som, avisando nada sutilmente: 
- MAMÃE TÔ COM FOME!
Pois bem, apresentei a Cecília minha cama que um dia foi de casal e virou berço pra família.
Tenho uma cama de casal que não é nenhuma King size,  então imagina aê, eu, Marcelo e Cecília dividindo esse mesmo espaço, as vezes parecia fisicamente impossível, só que era assim que acontecia, pelo menos, até duas semanas atrás!

Gente, eu e Marcelo tivemos o maior cuidado ao fazer o quartinho de Cecília, ele pintou, decorou, eu escolhi os móveis e adesivos, pintei todo o kit de higiene, ou seja... foi tudo feito exclusivamente pra ela, tudo teve um toque personalizado, o quarto cheirava a amor!
Ai vem a parte da funcionalidade, CECÍLIA DORMINDO NELE! Não... isso nunca tinha acontecido, sério!

Já escutei muitas mães que fizeram o mesmo que eu, todas elas dizem se arrepender muito, tem mamães que dizem que os filhos já passaram dos seis anos e quando podem, dormem no "meio", sabe?
QUERO NADA!
Sem falar que isso torna os filhos muito dependentes, o que não é sadio pra eles, né?
Assistindo a esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=eSD3SvxmHOI eu percebi que as consequências podiam ser grandes, né?

Pensando no meu futuro e no dela, tomei a difícil decisão, ensinar a Cecília a ter um pouco de independência e a entender uma famosa frase: "cada um no seu quadrado".
Missão aceita, lá fui eu!

Claro, sentei e pesquisei os métodos que eram utilizados pra fazer o bebê se acostumar, me muni das armas e aceitei começar a guerra, eu sabia que não seria fácil, mas lá fui eu!

Como eu nunca durmo cedo, deixo ela brincar até um pouco tarde, acho que estimular as brincadeiras é uma técnica legal, o bebê cansa e facilita a chegada do sono.
Então, converso com ela, uso uma fantoche pra fazer brincadeirinhas, coloco DVD com desenho animado, isso vai depender muito do bebê, né?
Depois, vem o ritual!
Se a gente colocar o bebê pra dormir todo dia no mesmo horário, o relógio biológico dele vai se acostumar, criando uma rotina.
Então, sempre no mesmo horário, coloco o pijama dela, ofereço a última mamada, coloco ela no cantinho dela e deixo ela lá, não "nino", não canto, deixo ela quietinha, assim ela aprende a dormir só, e caso um dia eu não esteja, não vai ter sofrimento pra quem estiver com ela e nem pra ela mesmo, né?
Quando ela acorda pra mamar, de madrugada ou de manhã bem cedo, não converso com ela, dou de mamar sem nenhuma gracinha, coloco pra arrotar e ela já volta pro berço dormindo.
Sei  que é difícil resistir as risadinhas e gracinhas do bebê, mentalize que ele e você precisam de descanso e que principalmente ele, precisa aprender a ter horários.
Uso também uma fralda noturna, pra evitar a troca de fraldas e despertar o bebê.

Pra colocar ela no berço direto não foi fácil, então coloco ela pra dormir no carrinho no meu quarto, vou ensinando como é legal ter o próprio cantinho.
Assim, eu também devolvo meu conforto e o de Marcelo. E o melhor, a nossa privacidade, claro!

O legal mesmo, é ter um bercinho auxiliar no quarto, assim desde que o bebê chega em casa mesmo que ele não vá direto dormir só (eu entendo o medo de deixar o bebê sozinho em outro quarto, é difícil! ), pelo menos fica no cantinho dele.
Assim, creio eu, é mais fácil ele partir pro quartinho dele sem muito chororô!
E ainda tem a técnica de ensinar o dia e a noite.
De dia, abra as janelas, não tenha medo de fazer barulho, mostre que naquele horário a ordem é acordar pra brincar!
De noite a penumbra e o silêncio, pronto é o que basta, o bebê vai aprender a diferenciar, criando o hábito que de dia tá liberada a bagunça e que de noite o legal é dormir e só!

Sei que colocando meu plano em prática, Cecília já vem dormindo quase a noite toda, ainda acorda duas vezes pra mamar. Geralmente ela dorme de 23h, acorda as 5h pra mamar e dorme de novo, muitas vezes só acorda de 11 da manhã.
Parece um sonho, mas... AGORA EU DURMO!
E o melhor, confortável e com espaço.
Claro, as duas primeiras noites não foram fáceis.
Só que eu não desisti, no terceiro dia, ela já dormiu sem nem precisar de muitos bicos e manhas.

Eu, medrosa que sou, acordava ainda de madrugada pra checar, respiração, se tava dormindo bem, a posição, hahahah.
Agora não, tanto ela dorme bem, quanto eu e Marcelo.

Vale a pena tentar, sabe?

Espero que as dicas sejam funcionais pra vocês :)
Pra mim, tá valendo muito a pena, noite bem dormidas trazem bom humor!

0 comentários:

Postar um comentário

Eu, a Maria e o José, vamos adorar um recadinho.

 
Uma mãe conta. ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7