09/02/2012

Licença maternidade, game over!

Antes de contar sobre meu estado com o fim da licença tão próximo, vamos colocar os pingos nos is.
Sabendo direitinho como funciona a licença maternidade, pra isso, google na procura.


• LICENÇA MATERNIDADE - PROCEDIMENTOS 
A empregada gestante tem direito á licença-maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego e do salário.

VALOR 
O salário-maternidade para a segurada empregada consiste numa renda mensal igual à sua remuneração integral.

• NOTIFICAÇÃO AO EMPREGADOR 
A empregada deve, mediante atestado médico, notificar o seu empregador da data do início do afastamento do emprego, que poderá ocorrer entre o 28o dia antes do parto e a ocorrência deste.

• INÍCIO DE AFASTAMENTO
O início do afastamento do trabalho da segurada empregada será determinado com base em atestado médico ou certidão de nascimento do filho.

Dúvidas tiradas, sentem que lá vem estoria.

Depois de quase 120 dias dedicados integralmente a Maria Cecília, eu percebi que minha licença estava chegando ao fim, com isso surge a insegurança imensa e o coração de mãe todo dolorido.
A questão é simples, aonde vou deixar minha Mariazinha, meu Deus!
Antes que isso tenha cara de novela Mexicana (não mesmo!), acho interessante frisar pra que vocês entendam meu aperreio.
Como os leitores assíduos sabem, minha família e a de Marcelo ficam divididas em Recife/Olinda.
E eu moro em Caruaru, o que daria mais ou menos 3 horas de carro, contado com a ida e a volta.
Ou seja, não tenho ninguém da família pertinho, pra que pelo menos por agora, pudesse ficar com Cecília. 
Maria, fez 3 meses dia 29 de fevereiro e até agora só conhece leite materno.
Antes eu tinha leite de esborrar, agora é a quantidade certa pra ela, gulosa do jeito que é mama de 3h em 3h e não sobra nada, o peito só vem ter leite suficiente 3h depois da última mamada.
Logo, além do problema de ter que encontrar um lugar pra deixar minha filha, vou tirar dela o que não estava nos meus planos, o leite materno. Já que não consigo mais tirar pra estocar.
Pelo menos, enquanto eu não estiver em casa, vão ter que oferecer a minha Cecília, leite de lata.
O que eu nunca quis, nos meus planos era amamentar Maria Cecília até os seus seis meses só com o leite materno. E até um ano, com o leite materno e os complementos, papinhas, mingaus e etc... Mudou tudo!

Ainda, tenho que escolher um berçário pra que ela fique.
Apesar de muitas pessoas deixarem com babás, eu não curto!
Cecília, não fala! E eu não quero ficar instalando câmeras na casa, tendo que olhar cds, pra quem sabe encontrar maus tratos, não mesmo! 
Se a gente que é mãe e tem o amor incondicional, muitas vezes no ápice do cansaço perdemos a paciência, imagina os outros.
Só que justamente por esse amor imenso que temos, nos permitimos respirar, olhar pro bebê e repensar que perder a paciência não vai resolver nada!
Eu sei lá se a babá vai tentar isso, ou vai resolver perder a paciência no primeiro chorinho,
Não quero ser cobaia!

Então, me sobram os berçários. Ai meu coração!
Não me pergunte do por que, mas... sinto uma segurança maior em deixar em berçários.
Também, conto com o fato de que, para se pagar uma babá, eu teria que desembolsar um salário minimo, o que estaria totalmente fora do meu orçamento.
Quanto aos berçários, a gente encontrou uns bons com preços menos agressivos, levando em consideração que a Mariazinha, passaria no máximo 4 horas num deles.

Essa semana, entrei em reunião com meu chefe, tentando um suposto acordo para a minha demissão, nada feito!
Graças a tal "estabilidade pós parto".
A estabilidade, garante que depois que você voltar da licença maternidade, você terá direito a 120 dias no emprego, caso seu patrão ainda assim queira te demitir, ele terá que arcar com o valor dos cincos salários.
Foi essa estabilidade tão necessária pra muitas pessoas, que virou a vilã da minha estoria.
Eu estou presa 5 meses a um shopping center, trabalhando de domingo a domingo.
Deixando minha filha em um berçário...
Ficando sem condições de viajar para o meu Recife, privando as pessoas de lá que transbordam de amor por Cecília, de vê-la.
Deu pra entender meu coração doido, deu? 

Na hora que recebi o não da demissão, meu coração se partiu todinho.
Como eu ia deixar Cecília tão novinha aos cuidados dos outros.
Só quem conhece os horários, as manhas, as gracinhas, as vontades, SOU EU!
Quem vai saber cuidar do meu jeito? Ninguém!
Ela vai sofrer sem o leitinho dela, sem o meu calorzinho.
Vai achar que eu deixei ela pra lá? 
Só de contar tudo isso, acreditem... meus olhos tão cheiinhos de lágrimas. 
Quem quiser que julgue drama, é o que eu estou sentindo por hora.

Sempre penso que, se ela tivesse um ano, eu estaria triste eu sei! Porém, ela estaria comendo de tudo, brincar com outras crianças seria maravilhoso e 4 horinhas passariam rápido.
Mas gente, ela só vai ter 4 meses!
O meu neném, minha bolotinha, miudinha daquele jeito, sem mim!

Meu coração é só desespero, viu?
Já tentei tratar isso tudo como uma coisa natural, tentei ser uma mulher moderna que sabe que deixar filhos pra trabalhar é século 21.
Eu pensava assim, só que era antes dela chegar. Agora, deixar Mariazinha é a maior dor que eu já senti até então.

Ainda tô aqui planejando o que fazer, como fazer, tentando pensar positivo, sabe?
Enquanto Março não chegar, trazendo essa realidade tão triste pra mim, vou ter overdoses de Cecília, vou grudar na minha bolotinha.

E que no dia da separação, meu coração se acalme e que eu tente ser forte, que nem muita gente pensa que eu sou.

Desculpem o desabafo, eu precisava! 





9 comentários:

  1. Nossa, lendo seu post me deu até um aperto no peito, meu baby nem chegou ainda e eu fiquei aqui imaginando como será, quando eu estiver na msma situação que vc! Não será nada fácil! Boa sorte p/ vcs!!!
    **BeiijoO**

    ResponderExcluir
  2. é uma hora bem complicada né?
    Legalmente, o que você pode fazer é pedir demissão, mas aí sem nada de seguro desemprego...
    Quando a Gabi nasceu eu fazia estágio de 5h/dia. Como o marido trabalhava no turno inverso ele conseguia ficar com ela, e eu ordenhava para ela mamar nesse intervalo...
    Sobre isso, tenta, mais ou menos uma hora e meia depois de ela mamar, ordenhar o peito, mesmo que você tire pouco. A mesma coisa antes de ela mamar e depois, por que aí a tua produção vai ser cada vez maior e talvez precise complementar menos com LA.

    Enfim, espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Amanda, eu vou tentar sim!
      Eu li muito sobre, me disseram que é legal estimular aos poucos, que vai saindo. Vou tentar sim, obrigadão pela dica!

      Excluir
  3. minha bebê , tambem fiquei com os olhos cheios de lagrimas ao ler
    seu texto , lembrei do dia q deixei vc em caruaru pela primeira vez . deixei minha bebê sem eu estar por perto , doeu muito , me senti impotente e fragil . mais passou e agora tenho orgulho de vc . peço a papai do ceu que tome conta da nossa pequena maria na sua ausencia , e ela nao estará sozinha acredite !!! te amo muito , bjus do seu pai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. own pai, que lindo!
      Eu sei, eu sempre sei que tem alguém bem maior que a gente tomando conta dos nossos anjinhos. Eu sei!

      Excluir
  4. Ow Lari, ela vai ficar bem =]
    Ela é linda e amada por todo mundo, sei que vai ser triste mas um dia vocês duas vao rir disso, como agente ri lembrando das historias que nossas mães contam de quando deixavam agente no primeiro colégio.

    Amo vocês e conte cmg pra O QUE PRECISAR viu, vc sabe ne!
    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ow Amandinha, sei demais que posso sempre contar contigo, nem dúvido!
      A gente também te ama!

      Excluir
  5. sempre me emociono quando tu escreve...
    me vejo em cada situação que tu descreve...

    =/

    por pior que pareça.. sempre existe um aprendizado nisso tudo.

    Força!

    ResponderExcluir

Eu, a Maria e o José, vamos adorar um recadinho.

 
Uma mãe conta. ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7