10/04/2012

E lá vem os dentinhos... um "help" para as mamães.

Vejo muitas mamães sofrendo com o primeiro dentinho dando sinal! É uma fase complicada, irritadiça, né?
Alguns bebês sofrem com a chegada dos dentinhos, e claro que nós mamães também. Partilhando da mesma agonia de muitas mamães, fui pesquisar sobre essa novidade para nossos bebês.

Acreditem ou não, já existem bebês que nascem com dentinhos, não é tão frequente assim, mas acontece.
Eu sempre me questionei se existia uma "idade" limite pra que os dentinhos chegassem, bem... vária de bebê para bebê. Alguns bebês começam a "rasgar" a gengiva com 3 meses, o mais normal é entre o 7º e o 8º mês.
Ainda assim, alguns bebês só ganham dentinhos com 1 anos, o que não indica problema algum.

Cecília e sua baba, hahaha
Um dos primeiros sintomas que, os danados dos dentes estão chegando, são as gengivas vermelhinhas e inchadas e a baba em excesso!
Cecília mesmo, vive toda babada, coloco uma roupinha nela que não fica sequer 1 minuto seca, e eu acabo entrando nisso, fico toda melecada também!

Outro sinal gritante que lá vem os dentes, tudo que o bebê pega vai pra boca!
Cecília e o mordedor gel
É uma tentativa de coçar as gengivinhas, que estão se preparando para rasgar e assim o dentinho sair.

Mordedores vão fazer parte da bagagem do bebê, viu?
É legal comprar alguns, Mariazinha tem desde mordedores de silicone, gel e até com água. Claro, não resolve o incomodo, mas dá uma amenizada legal!

Seguindo o conselho da minha mãe e de outras pessoas, comprei o famoso "nene dent". Ele dá uma acalmada na gengiva sofrida. Mas, pra ser bem sincera não notei muita diferença. Ele parece só aliviar poucos minutos, então deixei ele de lado. Mas, tem quem goste!
Claro, é legal perguntar ao pediatra do seu filho e tals.

Parti para outro remédio buscando uma calma pra minha nenê, o também famoso camomilina C. Que promete acalmar o bebê, aqui em casa ele vem dando certo. Como disse a cima, antes de comprar pergunte ao pediatra, tá?

Existem outros sintomas que pegam o bebê assim que os dentinhos chegam, como diarreia, assaduras, falta de apetite, febre, coriza...
O nascimento do dentinho pode durar até uma semana, mas caso esses sintomas apareçam, é legal ligar pro pediatra, na dúvida é que a gente não pode ficar.

O primeiro dentinho saiu, quer dizer que os outros vem em seguida? Nem sempre!
Mitos bebês passam um bom tempo só com os dois dentinhos de baixo (o que é uma graça, acho lindo!), outros não. Vária (mais uma vez) de bebê para bebê.

Agora outra dúvida frequente, é como higienizar a gengiva e o primeiro dentinho do bebê.
Eu achava que isso era algo opcional, até começa a ler sobre as "cáries de mamadeiras" e a "Fluorose".
Então pra evitar problemas futuros com o filhote, é legal ter esse cuidado.

Ganhei um kit para higienização bucal para bebês de uma prima do meu namorado, Marcela. Ela é odonto pediatra e me presenteou com uma dedeira de silicone e um creme dental sem flúor.
Confesso que diante daquilo fiquei meia perdida e não pratiquei o uso.
Agora Maria Cecília está com 5 meses, e eu percebi um pontinho branco na gengiva, então corri pra tornar hábito a "Escovação".




E venho dividir aqui com vocês como eu faço. :)

Higienização bucal da Cecília
É legal ter a "Dedeira" de silicone, você pode limpar a gengiva e o dentinhos usando só a dedeira e água filtrada, após cada mamada. Aqui em casa, eu limpo com o creme dental uma vez por dia, e com água sempre depois das mamadas.
Caso você não tenha a "dedeira" sem problemas! Você pode usar uma gase e a água filtrada, passando por toda a gengiva, língua e dentinhos, com a mesma frequência.

Sobre o creme dental, eu uso o "Malvatrikids baby", ele é sem flúor, assim não tem problemas se o bebê engolir o creme. Ele é próprio para bebês de 0 até 4 anos.
Aqui nesse site achei algumas opiniões http://mamaetaocupada.com.br/extras/avaliacao_comment.php?id=204 É legal ler, tá?

O que é a cárie de mamadeira e Fluorose?

"Por volta de 60% das crianças de até três anos de idade, possuem a cárie de mamadeira, provocada pela alimentação noturna da criança (seja o leite materno ou não) seguida do sono e sem a higienização. Outra forma de ocorrer esse tipo cárie é o uso de açúcares na alimentação da criança.
A saliva possui ação protetora dos dentes ajudando a manter a boca limpa, porém durante o sono, a quantidade de saliva diminui, favorecendo o surgimento de cáries. A cárie de mamadeira provoca dor, mau hálito, deficiência na mastigação e fala, além de danos estéticos. Se os pais observarem manchas brancas e opacas nos dentinhos da criança, leve-a ao odontopediatra, pois já pode ser o início da instalação de uma cárie.Por ser infecciosa, evite assoprar a comida da criança, dividir o mesmo talher ou beijar a sua boca, pois se estiver com cárie, pode contagiar a criança." (fonte)

A fluorose, é uma alteração que pode ocorrer durante a formação dos dentes, devido ao excesso de ingestão de flúor, causando manchas e até perdas na estrutura dos dentes, que permanecem para sempre!

O bebê já pode ir a primeira visita ao odonto pediatra, a partir do sexto mês de vida, ein?
É legal não vacilar com isso e cuidar direitinhos do dentinhos, certo?
Dentes mal cuidados, prejudicam muito a saúde, então todo cuidado é pouco!

Tomando todos esses cuidados, não tem como nada sair errado :)
E os dentes dos nossos filhotes vão ficar lindos e fortes.
E ó o sorrisão, ó!




Espero que as dicas tenham ajudados, até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

Eu, a Maria e o José, vamos adorar um recadinho.

 
Uma mãe conta. ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7