08/04/2012

Amamentação, 5 meses depois.

Amamentar, sempre foi minha imensa vontade.
Li muito sobre a importância do leite materno e como fazer para amamentar. Claro, eu cheguei a ler alguma coisa sobre "ser um pouco difícil". Porém, quando você está grávida, arrodeada de revistas sempre te mostrando que amamentar não deveria ser opção e sim obrigação amorosa, tudo parece ser muito fácil.
Na verdade, tudo sobre o bebê quando ele ainda tá lá, beeem guardadinho na barriga, é tranquilo.
Mas, não é bem assim!

Na primeira mamada da minha Maria, foi simplesmente o melhor contato do mundo!
Não me decepcionei nada, me senti uma daquelas mães das revistas, sorridente, com o seio exposto alimentando o filho, com o melhor alimento que se poder oferecer.
No segundo dia, a coisa foi ficando mais complicada...
O bico começou a machucar, com bolinhas de sangue no mamilo, eu tinha que me concentrar em alguma coisa pra tentar não sentir tanta dor.
E não, eu não desisti!
Tinha horas que a vontade de "deixar pra lá" era grande, só que a vontade de ver Maria Cecília saudável, era maior ainda.
E assim foi, depois de umas 2 semanas de agonias, tudo foi normalizando, dar de mamar era tarefa fácil. Além de ver Cecília crescendo forte, era uma praticidade incrível.
E sem falar que, eu estava orgulhosa de mim, eu tinha vencido a fase difícil e me agarrado na promessa de amamentar até Mariazinha completar um ano, claro que depois dos seis meses, complementando com outros alimentos, mas isso é assunto pra outro post, certo?

Pois bem, Cecília se encontra com 5 meses e 11 dias, a amamentação até então era a coisa mais tranquila do dia, até a chegada dos danados dos dentinhos.
Na quinta-feira que passou dia (05/04/2012) notei que um dos mamilos ardia muito, quando fui amamentar senti bastante desconforto. Quando acabei o aleitamento e fui verificar, vi que o bico do seio esquerdo estava bastante machucado. Optei então por dar de mamar no outro seio e desmamar o seio machucado com a ajuda daquelas bombinhas. Feito!
Não deu tão certo assim...
No sábado, ao trocar o absorvente do seio, notei sangue em ambos. O mamilo direito também tinha ficado machucado, bem mais do que o outro.
Pela posição dos ferimentos, deu logo pra ver que fica justamente onde ela acomoda os dentinhos que estão   nascendo.
Fiquei desesperada!
Minha Maria só mama, essa semana foi que dei apenas 2 vezes o suco da laranja mimo. E dar leite de lata não me agrada em nada!
Optei então, por dar de mamar como na primeira semana em que ela mamou, com aqueles bicos de silicone, sabem?
Tá amenizando a agonia, ainda assim tá bem complicado!

Talvez muitos achem que fiz o post desestimulando as futuras mamães... Pois saibam que não!
Já ouvi muitas "reclamações" de que faço parecer muito fácil esse lance de ter filhos.
Não, fiquem sabendo que não é!
É complicado e cansativo porém, é um amor inexplicável!
E graças a tanto amor (desmedido!) é que a gente se submete a tanto!
A se esforçar pra oferecer o melhor alimento, mesmo que com dor.

Não desistam da amamentação!
Nem por comodismo, nem por dor, nem pelo cansaço!
Sei que virar noites é complicado, aguentar toda essa agonia, não usar as mesmas roupas de antes... sei disso bem direitinho.
Mas, nada paga ver os nossos filhos lindos e saudáveis!
Vale a pena demais!

Fica aqui a campanha, amamentem sim, pelo menos até os seis meses :)

Até a próxima :*

0 comentários:

Postar um comentário

Eu, a Maria e o José, vamos adorar um recadinho.

 
Uma mãe conta. ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7