05/07/2011

Enxoval! Quando e o que comprar?

Tempão, né? Ando preguiçosa pra tudo!
Hoje vim por cá, abordar um assunto prazeirozo, maaaas, que traz muitas dúvidas também!
O enxoval do bebê!

Nove meses, parece muito tempo, né?
Mas, pra tantos preparos não é nada, eu tiro por mim.
Sendo clihê ou não, parece que foi ontem que eu estava com o papel do exame nas minhas mãos, que tinha escrito um POSITIVO.
Porém, já se passaram 23 semanas e 1 dia (com exatidão), nesse passinho, já estou caminhando pro sexto mês, ou seja... DAQUI A 3 MESES CECÍLIA CHEGA!
Gente, corre, corre danado pra arrumar tudo.

Minha mãe me aconselhou a arrumar tudo antes do sétimo mês, eu concordo!
Infelizmente, alguns bebês são apressadinhos, o que pode contrariar seus planos, então é bom que tudo esteja organizado pra que o baby possa ser recebido em casa com tudo direitinho, né?
Então, vamos a lista de um enxoval simples, só pra que a gente possa se basear, tá?

O guarda-roupa:

12 fraldas de pano (para usar na amamentação e manter sempre na bolsa para limpar a boquinha do bebê. Você pode ter mais, mas geralmente uma dúzia de fraldas dá para o uso). Eu comprei as 12 pra Cecília, comprei 6 daquelas que da pra pintar e bordar, 3 estampadinhas e 3 branquinhas mesmo.

4 conjuntinhos pagão (camisetinha com casaquinho de manga longa). Eu só comprei 3 pra Cecília.

7 calças de malha com ou sem pézinho (no inverno é melhor com pézinho) Eu só comprei uma com pézinho e mais 7 normais.

5 macacões ou jardineirinhas com ou sem pézinho. Eu comprei 3 bodys.

2 ou 3 toalhas de banho felpudas. Eu comprei aquelas toalhas tipo fralda, sabe? Comprei dois pacotes, um com estampa e um sem estampa, e mais duas toalhas com capuz.

7 pares de meias de algodão. Acho meia suuuper necessário, a Cecília tem um monte, desde as fininhas até algodão.

3 pares de sapatinhos de lã

ou de linha, depende da estação do ano (escolha cores básicas que vá combinar com mais ou menos todas as roupinhas do bebê ex.: o branco é essencial). Em matéria de sapatinhos Cecília é uma centopéia, hahahah. Tenho vários pares de algodão, um de lã e os calçados normais, tênis, sandalias e sapatilhas.

2 touquinhas de lã ou de linha (ou malha). Eu só comprei uma touquinha de algodão.

6 babadores. Bom, eu não sou muito fã de babadores, ainda assim tenho dois.

2 ou 3 mantas de lã e uma de linha se for inverno ou 2 ou 3 mantas de linha se for verão, dificilmente você precisará de uma manta de lã durante o verão. Você pode ter uma no armário só caso prec

ise... Eu só tenho uma manta.

3 cueiros. Que minha mãe chama de lençol de xixi, não vou mentir, eu tenho uns 10. De acordo com minha mãe, isso se usa muiiito, então não vou duvidar, né?

1 cobertor. Eu comprei 2

1 endredom. Eu não comprei.



1 mosquiteiro para o berço e para o carrinho. É necessário pra proteger dos mosquitos indesejados, né?






1 travesseiro baixo próprio para recém nascidos. Aqueles que vem com uns furinhos, sabe? Pra não sufocar o bebê.


1 protetor de berço

3 ou 4 jogos de lençol para o berço. Eu comprei dois jogos, e mais 4 lençois de elástico.

3 ou 4 jogos de lençol para o carrinho

Higiene do bebê:


1 pacote grande de algodão


1 caixa de cotonetes

Gaze

Álcool 70%
tesourinha para as unhas

1 escova macia para os cabelos

1 termômetro

1 garrafa térmica

2 tupperwares pequenas

5 pacotes de fraldas descartáveis tamanho P

1 caixa de lenços umedecidos (depois você pode comprar apenas o refil). É bom comprar poucos, até pq seu baby pode ter alergia, vá testando as marcas.

1 pomada para proteger de assaduras e uma para tratar assaduras (tenha sempre em casa até que seu filho deixe de usar fraldas)

Sabonete, óleo e shampoo especiais para bebês (muitos médicos não recomendam o uso de talcos e loções hidratantes em recém nascidos pois esses podem provocar reações alérgicas e o bebê estando limpinho, seu cheirinho natural é mais gostoso).

2 rolinhos de fita adesiva

Eu também comprei aquelas faxinhas para o umbigo, sabe?

Chupetas e Mamadeiras:


2 chupetas com bico ortodôn
tico (certifique-se que a chupeta é apropriada para a idade do bebê)

6 mamadeiras (mesmo se você for amamentar exclusivamente o seu bebê, o que é indicado, mantenha em casa mesmo assim 2 ou 3 mamadeiras para o caso de você não ter leite e precisar preparar leite em pó para o bebê). E eu pesquisei muito, descobri que as de vidro são bem mais higiênicas, pois com o calor da água as de plásticos podem soltar substâncias nocivas ao baby.

3 chuquinhas (para chás, sucos ou água)

Na cozinha e lavanderia:


1 escova de lavar mamadeiras. Eu tenho duas, uma de tamanho grande e outra menor para as chuquinhas.

1 pinça de plástico para retirar os bicos da água após o fervimento.

1 tupperware grande (para guardar mamadeiras, bicos, etc.)

1 jogo de panelinhas esmaltadas

1 Coador pequeno (plástico)

1 Balde e 1 bacia de plástico
1 Cesto de roupa suja. Apesar de que, eu recomendo não juntar as roupinhas, né?

• Sabão em pó de coco. Eu comprei da marca URCA, é otimo!

Acessórios:


1 carrinho que deite completamente, para recém nascidos

1 banheira

1 bebê conforto, para ter o bebê sempre perto de você

1 babá eletrônica é recomendada caso haja lugares na casa onde você não possa ouvir se o bebê chorar.

Uma bolsa para levar fraldas e mamadeiras quando vocês saírem.

Cadeirinha para o carro. Se possível já tenha desde antes do bebê nascer assim, ao sair da maternidade você já poderá transportar o seu bebê adequadamente.

1 lixeirinha com tampa e pedal para o quarto do bebê.


Para a mamãe:


2 Caixas de protetor de seios. Absorventes!

2 Soutiens para amamentação

1 Bico de silicone (para o seio)

1 bombinha com mamadeira para retirar leite dos seios e armazenar.

E proooonto!

Parece uma lista infinita, né?

Mas, tome todo cuidado possível pra não faltar nada. E claro, é importante (MUITO IMPORTANTE) lavar e passar todas as roupinhas do seu bebê, assim ele estará seguro e lindo, né? :)

No próximo post, vou trocar idéias com vocês sobre chá de fraldas e coisa e tals...

E também fico devendo sobre decoração, que também é uma parte super divertida e prazeiroza pra mamãe, né?

Vai ter decoração pra todo tipo de bolso :)

Um beijo e até a próxima!


1 comentários:

  1. lariiiiii, tu ta gravidaaa!! to desatualizada do mundo mesmo...
    olha, meu pequeno ja vai com 8 meses de nascido,,, eu fiz algumas coisas diferentes no enxoval dele. fralda de pano mesmo é uma coleçãaaoo.. mto mto util! os pagoeszinhos e manta ele so usou na maternidade (nasceu no verao), as calças tu pode procurar uma q da pra virar o pezinho sabe.. dai tu escolhe se quer usar com ou sem o pé. as toalhas ate agora nao usei nenhuma das felpudas,, so as de fralda mesmo, a pele dele eh mtooo delicada.. acho q felpuda so la pra 1 ano e meio. cueiro e lençol de xixi sao diferentes.. o cueiro é meio q flanelado, eu uso como cobertor pq acho mais quentinho e sim.. o lençol de xixi usa mtooooo, tenho parado um pouco de usa-los agora mas nos 3 primeiros meses é direeeeto. lençol de carrinho ele so tem 2 mas lençol pro berço são vaaaaarios.. usa mtoo tb. pelas minhas contas já usei na casa de umas 3mil fraldas com ele facil.. onde eu achava promoçao comprava de varios tamanhos, parei de comprar com 7 meses de gravidez e ate hj n comprei mais nada e a fita adesiva so serviu nos 1os dias pq a luvinha ficava caindo direto. no caso das mamadeiras tu pode procurar de plastico mesmo, mas le na embalagem se é livre de bisfenol A, se for ta tranquilo. eu particularmente preferi as da marca NUK, achei as melhores. eu amamentei ate os 4 meses dele, dps voltei a trabalhar e qd ele comecou a comer outras coisas n quis mais saber do meu leite hahaha, mas usei mtooo o protetor de seio, tentei do reutilizavel mas ele sempre vazava entao usei sempre o descartavel e nao usei o bico de silicone nao. ah! o babador vai usar bastante qd comecar a comer de colher... tu vai ver a bagunçaaa hahaha...
    qq coisa q tu precisar.. dica de comprar e tal manda o alo! siiimm.. comprei algumas coisinhas beeem legais em caruaru.. no polo. mas achei os precos do centro da cidade (recife) melhores.

    bjooo. tirza

    ResponderExcluir

Eu, a Maria e o José, vamos adorar um recadinho.

 
Uma mãe conta. ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7