06/07/2011

Organizando um CHÁ DE FRALDAS


Quando eu engravidei da Maria essa história de chá de fraldas não me encantava... até eu ver o preço do primeiro pacote de fraldas, rs.
O intuito do chá de fraldas, é arrecadar pacotes e pacotes de fraldas, aliviando o bolso das mamães e papais, já que o bebê tem muitos outros custos além das fraldas (e como tem!). O chá, vira um momento de confraternização entre amigos e familiares, que acabam colaborando muito.

MOTIVOS PRA FAZER UM CHÁ DE FRALDAS 

• O preço das fraldas - Esse é um dos maiores motivos.
• A quantidade de fraldas que o bebê vai usar - Se você garantir pelo menos quatro meses de fraldas o seu bolso agradecerá. 
• A confraternização com os amigos e familiares - Todo mundo vai fazer questão de ir, paparicar a barriga da mamãe é uma disputa grande. 

QUANDO FAZER O CHÁ DE FRALDAS?

 Bom, eu recomendo fazer o chá com 6 ou 7 meses, por que depois a fase da ansiedade e o cansaço estarão maior, e eu acho que do oitavo mês em diante o legal é descansar e se preparar pra chegada do seu bebê. 

PREPARANDO O CHÁ DE FRALDAS 

O primeiro passo é fazer a lista de convidados, sente com seu namorado/amigo/parceiro/mãe/pai... Enfim, faça a lista! Assim, você poderá fazer os cálculos de quantas fraldas você irá pedir. A internet nos oferece uma gama imensa de calculadoras de fraldas, como essa aqui do blog Mil dicas de mãe.

Mas, pra você entender melhor esse cálculo, é legal se ligar nas dicas abaixo.

Tamanho RN (até 3,5 Kg) 

Muitas crianças nem chegam a fazer uso de fraldas do tamanho RN, pois já nascem com um peso igual ou superior à capacidade citada pelo fabricante. Entretanto é recomendável adquirir pelo menos 1 ou 2 pacotes para estar preparada caso seu bebê resolva fazer uma surpresinha
chegando antes do tempo previsto. (Acho essa dica super válida, a gente nunca sabe o que vai acontecer, né?)

 Tamanho P (até 5 Kg) 

Nos primeiros dias de vida do bebê as trocas de fralda são mais frequentes sendo necessário, em média 8 fraldas por dia ou 240 fraldas por mês do tamanho P. Apesar de existirem fraldas com alto poder de absorção é recomendável a troca para deixar a pele do bebê sempre limpa e sequinha. O acúmulo de xixi pode favorecer o surgimento de assaduras e a proliferação de fungos, principalmente em meninas. 

Tamanho M (de 5 Kg a 9 Kg) 

Por volta do 3º mês o bebê já começa a usar fraldas do tamanho M, que é ideal para crianças com mais de 5 Kg. Agora as trocas já são menos frequentes sendo necessário cerca de 6 fraldas por dia. (Como minha lista não tem muitas pessoas, a maioria das fraldas eu pedi M)

Tamanho G (de 9 a 12 Kg) 

Com cerca de 9 meses as crianças mudam novamente de fraldas e fazem uso agora do tamanho G. Nessa fase costumam ser usadas 5 fraldas por dia. O segundo passo é produzir os convites. 

O terceiro passo... Produzir/comprar as lembrancinhas. Pra isso, pesquisei umas inspirações no Pinterest e trouxe para vocês.








Ao contrário de mim – rs! – umas mamães curtem fazer algumas brincadeiras durante o chá, e se você é uma delas, eu separei algumas das brincadeiras mais tradicionais.

1) A chupeta escondida:
Esconder uma chupeta em algum lugar e falar para convidados procurarem. Quem achar ganha um brinde.
2) Bebendo água ou outra coisa na mamadeira:
Colocar água em 3 mamadeiras e o convidado que beber tudo mais rápido seria o vencedor.
4) Quem come primeiro:
Quem comer primeiro o potinho de papinha daqueles de supermercado. Um casal, o homem dá a papinha para a mulher. Ganha quem comer tudo mais rápido.
5) Gosto da Papinha:
Compre vários potes de papinha para bebês e colheres descartáveis. Retire o rótulo. Faça com que os convidados tentem descobrir os ingredientes da papinha. Você vai se divertir com a cara de nojo de alguns convidados.
8) Adivinhar o que ganhou:
Material necessário: Apenas os presentes ganhos e ainda embalados.
Execução: Uma das mais clássicas, onde a gestante tenta adivinhar o que contém cada pacote de presente. Quando errar paga uma prenda.

Outra dúvida constante do chá de fraldas é: O QUE SERVIR? As opções são muitas, no meu mesmo, vou resgatar docinhos de infância e típicos da minha região, sabe? Mini churros, quindins, cocada, além do tradicional brigadeiro, e por ai vai. Sirva alguns salgadinhos também, coxinha, pasteizinhos, empadas. Você pode fazer uma torta salgada e dividir ela em pequenos quadrados, que tal? Além de muito suco, água e refrigerante. 

Peguei essa listinha com outras dicas

* Chás: ofereça dois sabores;
* Chocolate quente ou gelado, de acordo com o clima da sua região;
* Bolos: um bolo fofo e um bolo Luiz Felipe;
* Pães e torradas em grande quantidade;
* Biscoitos: doces e salgados;
* Patês e geléias: coloque pelo menos dois sabores de cada;
* Uma torta doce;

Você também pode fazer uma mesa com guloseimas, balas de gelatina, jujubas essas coisas. Pode servir bebida alcoólica? Bom, a quem curta servir bebidas com álcool, já eu... NÃO CONCORDO! E olhe que eu sinto muita falta da cervejinha gelada, viu? Mas, não acho que nesse tipo de evento combine com cervejas, cachaças e afins .
Obviamente que, tudo isso fica a critério de cada mamãe. Lembrando que, a idéia do chá de fraldas é arrecadar fraldas, não ir a falência com uma festa cara, rs.

NÃO ESQUECER!

 • De carregar a máquina fotográfica. É importante registrar tudo. Eu mesma ando com o celular na mão, qualquer novidade, preparativos e afins eu to lá fotografando, a Cecília quando estiver maior vai poder acompanhar o passo a passo dela dentro da minha barriga. 
• Preparar um cd com as músicas. 
• Separar/alugar/providenciar um lugar pra fazer o chá. Verifique se vai caber todo mundo e se tem lugar pra todos sentarem. Essas coisas básicas de festinha.
 • Não se esqueça de comprar, pratinhos, garfinhos, copos, guardanapos, sem eles não dá! 

A DECORAÇÃO

 Bom, eu vou me preocupar em arrumar uma mesa grande, nela vou disponibilizar todas as gostosuras, assim cada um se serve do que quiser. Em outra mesa vou expor as lembrancinhas, os sapatinhos com os saquinhos de jujuba. Vou decorar uma caixa pra colocar as fraldas e pronto, nada demais!

Bom gente, é isso! Parece um trabalho imenso, né? Vá se organizando aos poucos, fazendo com carinho que dará tudo certo, no final aquela montanha de fraldas vai te deixar bem feliz, rs.

E o seu bolso então? Vai agradecer muito! Confraternize, sim! Afinal, existe momento mais mágico que esse?

beijos!


2 comentários:

  1. Curti a dica das brincadeira, há algumas semanas a esposa do meu primo me pediu pra olhar na net algumas brincadeira de chá de bebe, confesso que acabei esquecendo, ainda bem que olhei o seu blog e selecionei as brincadeira e vou passar pra ela :D
    Ela também vai fazer chá de frauda. Eu vou aproveitar pra mostra as dicas que vc colocou aqui.

    Bjo para ti :*
    Bjo para Cecília ;*

    ResponderExcluir
  2. Amei as idéias, o chá da Maria Clara vai ser muito divertido.
    Que Deus lhe abençoe a cada dia mais.
    Um beijão e muito obrigado.

    ResponderExcluir

Eu, a Maria e o José, vamos adorar um recadinho.

 
Uma mãe conta. ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7