27/05/2012

E foi dada a largada!

E Maria Cecília, não para!

Todo bebê tem seu "time" pra tudo, a gente tem que saber respeitar esse desenvolvimento, temos que tentar ajudar sem cometer grandes interferências.

Cada fase tem que ser aproveitada minuciosamente, é uma descoberta pra eles e claro, eles vão saber te mostrar quando estão preparados.

Quando notei que Cecília conseguia firmar as costinhas, acabei percebendo a necessidade que ela tinha em sentar. Se ficava deitada, logo se jangava!
Num passei no shopping, levamos ela no carrinho deitadinha, como sempre era!
Assim que a gente chegou, ela aceitou a condição de se deitar, não durou muito! Ficou brava, chorona, foi só sentar Mariazinha e ajustar o cinto e pronto, problema resolvido!
Ela começou a mostrar sinais de independência, fui ajudando como eu podia, escorando uns travesseiros para ela se encostar. Logo optei por espalhar colchões na casa, dava mais liberdade pra ela e caso ela tombasse, o impacto era "amaciado".
A partir dai, as novidades não paravam!
Ela começou a se posicionar para engatinhar, mas só se arrastava. Acabou aprendendo a se sentar sozinha, dava uma trabalheira, mas ela não desistia. Tinha que se virar de bruços, ficar na posição de engatinhar, pra começar a puxar as perninhas até se sentar, ufa!  Era engraçado como ela repetia isso diversas vezes, como se tivesse treinando mesmo, sabe? E a cada vez que ela conseguia, eu tentava mostrar a ela como era incrível o que ela tava fazendo, batia palmas e gritava "êêê", coisas de mãe boba, eu sei!
E enfim, ela começou a engatinhar, começava meia temerosa, findava sentando como quem percebesse que não ia conseguir.
Até que um dia presenciei ela engatinhando tranquilamente pra pegar o meu celular, não contive o espanto!
E quando eu achei que a minha mocinha tinha parado por ai, rá... ela fica se pendurando em qualquer coisa ao seu alcance e advinha pra que? Pra ficar em pé!
Juro!
Não bastando a ousadia de mal ter aprendido a engatinha e já querer ficar de pé, ela foi ainda mais longe!
Fica de pé se segurando, depois solta a mão, como quem quisesse treinar o equilíbrio, no começo não durava mais que 3 segundos, mas acho que Mariazinha anda treinando bastante pra quebrar o próprio recorde, cada dia ela se supera mais.
Vídeo, Cecília em pé.

Eu sempre tentei me conter, não gosto de depositar expectativas no aprendizado dela, isso pode afetar ela, deixo ela bem a vontade, sei da bebê astuciosa que eu tenho em casa!
Ela costuma explorar as coisas e é ótima observadora, até ao telefone ela fala, acredita?
Tudo virou telefone pra ela, nem a chupeta escapa!
Ela coloca os objetos na orelhinha e começa o bate-papo, na língua dos bebês, claro!

Sempre penso que é assim que tem que ser, o desenvolvimento depende deles, eles que sabem a hora de começar a explorar, de tentar, de fazer!
Já vi pais que forçam a barra, acho um pecado sem tamanho! Finda numa frustração coletiva, não é legal!

Depois de tantas descobertas, chega a hora em que eu notei uma coisa, é a vez das quedas e de ir pro chão.
Ai Deus!

A vigilância redobra, qualquer vacilo e puft, o bebê pode se machucar!

Essa semana mesmo, enquanto eu fui a janela jogar uma chave para Marcelo, a danada da Maria resolveu engatinhar até o triciclo que ela tem, não sei se ela errou a mão, não vi! Só escutei a choradeira... Olhe, quando vi a minha Mariazinha deitada no chão e chorando, quase que o coração saia pela boca!
Peguei no colo e conversei com ela, tudo bem que ela pode não entender tudo ao pé da letra, sei bem. Só que acho super válido as conversas, sim! O tom de consolo pode ser absorvido por ela, então disse pra ela que de agora em diante, por mais que a mamãe tente proteger, ela vai cair. Ainda mais curiosa do jeito que ela é, socorro!

Acho legal soltar no chão, sim!
Sou a favor de uma supervisão, claro!
Eles precisam desse contato com o chão, com essa superfície nova, aprender a não derrapar, ter a curiosidade de tentar se apoiar em alguma coisa, com o objetivo de trelar mesmo, que é que tem?
Se a gente for muito "cheia de dedo" acaba interferindo nessa fase nova, tem que ver aonde eles querem chegar, deixem eles terem liberdade, vale a pena!
Enquanto a gente tá lá toda medrosa com novos tombos, pode acreditar que eles já esqueceram.
Aqui em casa a gente brinca que Cecília tem memória curta, só assim justifica ela esquecer que acabou de levar uma queda e já tá lá de novo, fazendo a mesma peripécia!
Vai ver eles compreendem melhor que a gente que, cair faz parte!

Agora uma alerta, acabou a calma, viu? Começa se pendurando, depois soltando as mãos buscando equilíbrio, depois trocando de apoio começam os passinhos, e depois... ninguém segura!
E outra noticia mais alarmante, isso é só o começo!
Logo mais vai ter uma canelinha correndo pela sua sala, sem parar!

Que delícia, viu? Todo dia uma novidade, todo dia uma surpresa, todo dia mais amor.



Tem coisa melhor do que ser mãe? Não mesmo!

1 comentários:

  1. "Vai ver eles compreendem melhor que a gente que, cair faz parte!"

    Esses bebês são muito espertos, sempre achei isso. Eles acabam nos ensinando todos os dias também, né?

    Coisa linda de se ler. Saúde pra Mariazinha e família :3. E parabéns pra bebê trelosa e esperta que tu tens em casa, Lari.

    ResponderExcluir

Eu, a Maria e o José, vamos adorar um recadinho.

 
Uma mãe conta. ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7