06/10/2014

House Party { organizando uma festa}


Estamos na contagem regressiva para os três anos de Maria. Como eu passei o final de semana organizando algumas coisas – e surtando, rs! -, entrei de vez no clima festivo, rs.
Essa será a terceira festa que eu organizo, e de fato só consegui pegar o ritmo da coisa agora, depois de sofrer um bocado nas outras duas, rs.
Por isso surgiu à idéia de dar um “help” para as mamães que pretendem, assim como eu, construir a festinha.

Eu por exemplo sou dessas que gosto de participar de todas as etapas, a decisão do tema, a preparação dos doces, as lembrancinhas, a roupa do dia, ou seja... Quase tudo!
O primeiro passo para começar tudo é organização! Pra ajudar nisso, montei um mini guia pra vocês, saca só!



Convidados

Acho que esse é o primeiro passo, construir a lista de convidados. Geralmente a primeira dúvida que surge é: Quem devo chamar?
E sim, pra mim essa é a parte mais chatas de todas. Mas ai, desenvolvi o seguinte critério, só convido para as festinhas dos babys quem de fato convive com eles. Nessas horas deixo de lado a convenção social, e parto para o princípio do nosso círculo de amigos que sempre se mostram presentes. Essa regra acaba deixando de fora até algumas pessoas da família – não tão próximas -, mas resulta em uma festa leve e cheia de pessoas queridas.

E claro você deve considerar o espaço que você tem. Se só cabem 30 pessoas, você só deve chamas trinta, assim você assegura o conforto de todo mundo, principalmente o seu, que não terá que passar por nenhuma saia justa.

Para construir essa lista, eu faço a seguinte dinâmica, anoto nome por nome na minha agenda, separados por títulos, tais como: “Minha família, família de Marcelo e amigos”. Essa listagem vai ser a base principal da festa, é através dela que eu vou começar a calcular tudo.

Ah, vale lembrar que, é ideal que os convites sejam entregues pelo menos 15 dias antes, para dar tempo das pessoas se organizarem para o evento.



Tema

Bom, foi-se o tempo em que eu comandava os temas, rs. Hoje em dia, Maria já tem autonomia para dizer como quer festejar seu aniversário. Mas é ideal que o tema seja definido antecipadamente, até para que possamos buscar inspirações, né? Eu uso muito o pinterest, lá tem sempre umas idéias legais para colocar em prática.




Antecipando!

Com a lista de convidados e o tema decidido, vamos às compras!

Geralmente eu começo a comprar tudo, pelo menos, uns dois meses antes do grande dia. E explico o por que! Fazendo isso, eu ganho mais tempo pesquisando, sendo assim, consigo economizar mais e tenho mais tempo hábil na construção de tudo.
Um mês antes eu começo a confecção das lembrancinhas e dos itens de decoração, 15 dias antes preparo as sacolas de guloseimas e o que mais eu puder adiantar. E na semana que antecede a festa, começo a preparar os doces e as outras comidas, além de comprar as bebidas e acertar todos os detalhes das demais encomendas, como hora de entrega, condições e tudo o mais. Geralmente no dia da festa eu acordo cedo, começo a decorar tudo pela manhã, como geralmente marco a festa para o fim do dia, acabo ganhando a tarde para dar uma organizada em mim, rs.

Playlist!

Da pra organizar uma playlist com as músicas prediletas da criançada ou até passar um DVD durante o festejo, é bem legal e funciona como entretenimento.



Comidas!

Tem coisa pior do que faltar comida no meio da festa? Xiii! Estresse na certa!
Pela internet a gente encontra muita calculadora bacana para festas, como essa aqui do site da revista “Pais & Filhos” . Sempre calculo por ela, e funciona direitinho.

A quem diga que esse cálculo deve variar de acordo com a hora da festa, ou do cardápio. Por exemplo, em algumas festas só são oferecidos salgados, doces e bolo. Em outras, alguns pratos quentes compõem o cardápio.

Eu uso como base a seguinte conta, 8 salgados/6 doces por pessoas. O bolo eu não sigo a regra, devo admitir, rs. Geralmente, eles recomendam 100g por pessoa, o que equivaleria numa festa com 60 pessoas, um bolo de 6 kg.Confesso que sempre encomendo bem menos que isso e nunca tive problemas.



Bebidas!

Eu particularmente não gosto de oferecer bebidas alcoólicas nas festas dos meus filhos, mas claro que isso fica a critério de cada mãe.
Como oferecer suco de frutas fica um pouco complicado e eu não sou fã dos sucos de caixinhas, normalmente sirvo água e refrigerante.

Faço a seguinte conta, 350 ml por pessoa, mas sempre compro um tantinho a mais, até por morar em uma cidade quente – Recife -, então é melhor prevenir. Um fato é sempre sobra, mas como sou adepta do “melhor sobrar do que faltar”, to no lucro, rs!

Outros Cálculos!
Depois que resolvemos comidas e bebidas, temos que calcular outras coisas, como as lembrancinhas, mesas e cadeiras, descartáveis...

- Lembrancinhas

Eu sempre foco no público alvo, rs. O que resulta em duas lembrancinhas, uma para os adultos e outra para as crianças.
Para os adultos sempre vai algum doce, algum potinho decorado... Já para a criançada a famosa sacolinha de guloseimas e algum brinquedo.
Ai uso como base a lista de convidados, e calculo as lembrancinhas por grupos, sempre deixando uma sobra, afinal de contas sempre aparece alguém de surpresa, rs.

- Mesas e cadeiras

Geralmente as mesas que alugo comportam 4 cadeiras, o certo seria calcular o número de pessoas e suprir essa demanda. Mas na minha prática – na minha, rs! –eu acabo alugando menos mesas e mais cadeiras.



- Descartáveis

Eu costumo calcular 3 copos por pessoa, pratos e garfos sempre compro 10 sobressalentes, me baseando na lista de convidados. Como a festa é infantil e o meladeiro é garantido, compro bastante guardanapo, usando umas base de mais ou menos 8 guardanapos por pessoa.



Seguindo esses passos, é só colocar a bebida pra gelar, carregar a câmera fotográfica – de preferências fazer isso pelo menos 24 horas antes -, esquentar as mãos e cantar os parabéns, rs.

E claro, se deliciar com a carinha feliz do aniversariante ♥

Espero que essas dicas ajudem vocês, pra mim elas foram uma mão na roda, e hoje em dia já não fico tão louca como antigamente.
E você, tem alguma dica pra dividir conosco? Deixa um recadinho aqui!

Beijocas em vocês e até mais!


0 comentários:

Postar um comentário

Eu, a Maria e o José, vamos adorar um recadinho.

 
Uma mãe conta. ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7