03/05/2011

Da nidação ao caos da saúde pública.

Assim que eu soube que estava grávida – quinta-feira 24/02/11 - , adiantei todos os papéis para dar entrada em um plano de saúde.
O que eu descobri me deixou tensa, não existia mais o plano gestante, afinal de contas esse tipo de plano não era tão lucrativo.
Mesmo assim, optei por fazer um plano pra mim, não cobriria o parto, as consultas só poderiam ser feitas 45 dias pós adesão e os exames ditos como complexos(como as ultras) só depois de 160 dias, ou seja... Vou ter que pagar quase tudo por fora.
Ai você pode se questionar, então por que fazer este plano?
Vou contar a minha estória...

No domingo 27/02/11, três dias após descobrir que estava grávida, percebi um corrimento escuro, sabe aquela "borra" do começo da mesntruação? Pronto!
Entrei em pânico! Eu só tinha um pensamento, estava perdendo meu bebê.

Sem plano de saúde na ativa, fui parar na UPA (Unidade de pronto atendimento) de Caruaru, cidade onde morava na época gravidez de Maria.
Gente, o que é aquilo? Um matadouro? Que caos!
Ganhei uma pulseira verde, que indicava preferência no atendimento, que na prática não adiantou muita coisa.
Ai, você espera o bastante pra cair no choro, e só assim é atendida.
Uma mulher de jaleco (nem ouso chamar aquilo de enfermeira) faz umas perguntas em tom grosso sem se importar o mínimo com você, não examina NADA e te manda pra outra sala lotada, em um caos dobrado.
Chegando nessa sala, percebi que as pessoas passavam na minha frente sem que eu ao menos entendesse o porquê.
Marcelo, foi questionar uma mulher da UPA (não sei a função dela, ela só gritava.) sobre a demora no atendimento, e ela quase “engoliu” ele, mandando ter calma e dizendo que meu caso não era urgente. Que eu saiba, sangramento e cólicas numa gravidez não são bons sinais.

Depois da briga toda, eu sou atendida por um ORTOPEDISTA – sim, um ortopedista! - “Ele olhou de longe e disse: - É mãe, acho que você já perdeu o bebê, vá para uma maternidade e ajeite isso ai.”
Eu não tive respostas pra o que ele tinha me dito, cadê o coração doutor? Sai chorando, era a única coisa que eu tinha vontade de fazer.

Na primeira maternidade pública fui barrada no portão, a enfermeira disse que pro meu caso a maternidade estava lotada. Pois é...
Fui pra outra maternidade, outra enfermeira me disse a mesma coisa que a anterior, não tinha vaga pro meu caso.
E o que eu faço? Perguntei...
Ela não se dava nem ao trabalho de responder, então, para proteger o meu filho comecei a berrar que estava perdendo meu bebê e que ninguém fazia nada.
A enfermeira então disse; - Ah! Está perdendo? Vou arrumar alguém pra te atender, isso é, se a médica quiser.

Legal, não?

Fui enfim atendida, a médica – ou anjo – me examinou e fez uma solicitação de uma ultra endovaginal, que eu demoraria mais três semanas para fazer, eu estava grávida de cinco semanas, e uma ultra naquele momento não detectaria o feto, possivelmente só o saco gestacional.

Com sete semanas e quatro dias fiz a endo, foi emocionante!
Escutei os batimentos do meu bebê e descobri que estava tudo bem, o sangramento tinha sido a nidação!

Nidação - ”É muito comum as mulheres, depois que descobrem a gravidez, se depararem com o sangramento que os médicos, na maioria das vezes, sabem que é normal: É a nidação! O que ocorre é que 6 a 10 dias depois da fertilização, antes de acontecer o atraso menstrual, o ovo procura o lugar onde vai se implantar, vai nidar (fazer seu ninho). Encontrando um endométrio em boas condições, acima de 7mm de espessura, vai se aprofundando às vezes com sangramento, porque esse tecido é bastante vascularizado."

Enfim, respirei aliviada, meu bebê ainda embrião, estava forte e ainda comigo, cheio de saúde.

Quanto à saúde pública? Eu só tenho a lamentar.
Eu nunca mais deixo meu filho passar por isso, tenho dito.

Agora pra quebrar o climão, uma foto da primeira ultra com sete semanas e quatro dias.




4 comentários:

  1. menina... que historia foi essa??
    que horror!!
    =O

    ResponderExcluir
  2. esta acontecendo o mesmo comigo,estou em panico
    hj acordei e estava com um sangramento bem clarinho,acordei meu marido e fui correndo para um hospital,cheguei la a infeliz da medica colocou aquele bico de pato em mim sangrou horrores ai pensei meu Deus ela terminou de tirar meu bb,pediu uma ultra ,fiz na hr e o saco gestacional ainda estava la , 5 semanas ainda não da p ver po embriao ,estou aflita daqui a 7 dias ela disse p fazer outra ultra , a infeliz disse q eu estava abortando , mas depois de ler tantas coisas a respeito desse sangramento q tive estou mais aliviada e quero ver logo o embrião não aguento mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solange, desculpa mas só li seu comentário agora.
      Eae? Como vocês estão?

      Excluir
  3. Estou de 5 semanas e comecei com este sangramento ontem. Marrom aguado. Só li sobre abortos na internet e sem querer vim parar no seu blog. Não acreditei que pudesse ser nidação só agora. Vc me acalmou.

    ResponderExcluir

Eu, a Maria e o José, vamos adorar um recadinho.

 
Uma mãe conta. ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7