05/05/2011

Enjoei de enjoar.


Muitas pessoas descobrem a gravidez depois de desconfiarem dos enjôos, eu não descobri assim. Na gravidez de Maria, eu me gabei bastante de não enjoar nada, até o primeiro mês, rs. Mas ai, chegou o segundo mês... putz! Enjoar virou uma rotina.
O enjôo se dá por um desequilíbrio hormonal durante a gravidez, geralmente tendem a durar até 16ª semana, mas podem durar até o final da gravidez, como foi o meu caso.  Pior, não há nada que você possa fazer para evitar, além de tentar se manter alimentada.

Eu já acordava enjoada, e é bem comum que o enjôo seja mais forte durante a manhã. 
Muitas grávidas sofrem com essa mesma tortura, pesquisas mostram que os enjôos durante a gravidez atingem 80% das mulheres, pasmem!

Eu já paguei todo tipo de mico graças ao enjôo, vomitei em parada de ônibus, lata de lixo, em lojas, no trabalho e por ai vai...
Cheguei a ficar desesperada, porque mesmo com o famoso “dramin” – que dá um sono danado! – eu continuava enjoada. Foi ai que eu parti para as minhas pesquisas via Google, rs.
Os médicos recomendam comer de 2h em 2h ou de 3h em 3h, você vai perceber qual o melhor tempo pra você, no meu caso eu não podia vacilar com a barriga vazia, passei a comer de 2 em 2h, e comecei a notar que adotar essa nova rotina amenizou bastante os meus enjôos.
É interessante se alimentar assim que acordar, antes mesmo de escovar os dentes. As frutas pós-refeição também ajudam a diminuir essa sensação de mal-estar, e obviamente evitar alimentos pesados e gordurosos.

Me muni de alguns alimentos coringas para não enjoar.
No quesito fruta, comecei a adorar frutas mais ácidas, como o abacaxi, a laranja, o limão.
Também virei fã da água de coco e dos biscoitos que tinham como base o amido de milho.

Separei outras dicas para ajudar nessa saga enjoativa, rs
  • Coma alimentos ricos em carboidratos e proteínas;
  • Coma a cada duas horas e tenha sempre à mão bolachas de água e sal;
  • Durante as refeições não beba nada, isso dificulta a digestão;
  • O enjôo pode piorar ao tomar vitaminas. Consulte seu médico se esse for seu caso;
  • Evite as comidas fortes, com muita gordura e principalmente as frituras;
  • Tomar iogurte, que é rico em vitamina B, reduz o enjôo;
  • Limonada sem açúcar e bebidas frias e ácidas, ajudam a diminuir o mal-estar;
  • Evite deitar após as refeições.
(dica dada pela Nutricionista Nádia Maria Albano)
Vale lembrar que mesmo seguindo essas dicas, não implica dizer que você não vai mais enjoar. Obviamente antes de tudo, você deve consultar o seu obstetra, principalmente se os vômitos tiverem grande freqüência. Combinado?
Espero ter ajudado, beijocas.

0 comentários:

Postar um comentário

Eu, a Maria e o José, vamos adorar um recadinho.

 
Uma mãe conta. ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7