10/06/2011

Normal ou Cesárea?

- Vai querer o parto normal ou cesárea?
Acho que essa é uma das perguntas que mais escuto desde que engravidei de Maria, rs. 

Eu descobri que eu nunca tinha pensado em outra opção, a não ser o parto normal. E não me pergunte do por que. Acho que isso é instintivo, parto normal soa com uma naturalidade. Sim, eu sei que dói- em teoria - que você se descabela, mas, ainda assim eu pretendo ter a minha Cecília dessa forma, como a natureza permite.
Mas, deixando minha opinião de lado, vamos aos fatos.

O PARTO NORMAL

O corpo da mulher foi preparado para isso, à recuperação é muito mais rápida, há menor chance de hematomas ou infecções, menor risco de complicações para a mãe e menor chance de dor pélvica crônica.
Não pense que o parto normal é sinônimo de fortes dores, há técnicas hoje que as aliviam. Quando a mamãe chega ao hospital, vários procedimentos de rotina são realizados, como aferição de temperatura, pressão arterial e freqüência cardíaca. Durante as contrações, o médico avalia a dilatação do colo do útero.
Quando o colo do útero estiver dilatado por completo e as contrações tornarem-se muito fortes, as paredes do útero farão pressão sobre o bebê e, em conjunto com o esforço da mãe, impulsionarão a criança para fora.
Após o alívio da expulsão do bebê, há a saída da placenta onde o útero se contrai mais uma vez para expulsá-la.
No fim das contas, mulheres em plenas condições de dar à luz naturalmente se submetem à cesárea sem a menor necessidade.

PARTO CESÁREA
Esse tipo de parto é cirúrgico e deve haver motivos clínicos para a realização deste. Quando a cesárea é optada pelo médico a mamãe deixa de ser uma parturiente para ser uma paciente cirúrgica. Os cuidados com assepsia são maiores e as complicações são mais possíveis por se tratar de uma cirurgia de grande porte, os riscos são maiores. A mamãe recebe a anestesia peridural (em alguns casos, a geral é necessária) e por isso não sentirá dor alguma.
O médico corta sete camadas até chegar ao útero por uma incisão de 10 centímetros feita acima dos pêlos púbicos e o corte será fechado com pontos. A recuperação da mamãe é bem mais lenta do que em qualquer outro tipo de parto.
O número de cesáreas continua aumentando no Brasil. Resultados do estudo Saúde Brasil 2009, divulgado nesta terça (14) pelo Ministério da Saúde, mostrou que o índice de parto cirúrgico passou de 38% dos partos, em 2000, para 47%, em 2007. Alguns casos, de fato, o mais seguro para a mãe e o bebê é o parto cirúrgico. Mas muitas vezes ele é agendado sem necessidade, o que coloca mãe e filho em risco. Outro dado da pesquisa revelou que os bebês nascidos dessa forma têm mais baixo peso do que os de parto normal, o que sugere que as cesarianas não estão sendo realizadas no momento certo.
Pois bem, pesquisei muito sobre as duas opções de parto, o que eu acabei entendendo é que ter um filho de parto cesárea não deveria ser uma opção e sim uma necessidade.
Algumas mães em condições boas para ter o parto normal, optam pela cesárea para simplesmente escolherem a data do nascimento, ou evitarem a tal dor do parto normal, seria egoísmo demais pensar dessa forma.
EM PROL DO PARTO NORMAL“A cesárea virou um bem de consumo”, acredita Lena Perez, diretora-adjunta do departamento de ações estratégicas do ministério.

Segundo o governo, o problema não está apenas nessa porcentagem galopante. “Queremos conscientizar as mulheres para que a cirurgia não seja eletiva”, afirma Lena. Em outras palavras, o objetivo é que as futuras mães não agendem o parto assim que ficam sabendo da gravidez – algo que acontece com freqüência e por motivos nem sempre urgentes. “Algumas escolhem uma determinada data porque vai ser mais fácil reunir a família”, conta o obstetra Luiz Fernando Leite, das maternidades Santa Joana e Pro Matre, em São Paulo. “Outras querem que o filho comemore o aniversário no mesmo dia do pai.” E o pior é que os próprios médicos acabam incentivando a cesárea: seja por falta de disponibilidade, seja pelo fato de a maioria deles estar mais acostumada a fazer a cirurgia.

Se Deus quiser e tudo conspirar ao meu favor, eu vou ter minha menina através de um parto normal.
E você, conta pra gente!

0 comentários:

Postar um comentário

Eu, a Maria e o José, vamos adorar um recadinho.

 
Uma mãe conta. ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7