22/06/2014

A escola e Maria {O primeiro semestre}



Esse ano começou cheio de mudanças e novos mundos, não só pra mim, acho que pra todo mundo aqui em casa. Não tô só falando da espera por José, no começo desse ano demos um imenso passo.
No dia 03 de fevereiro Maria começou a frequentar o colégio, e eu contei aqui sobre esse dia fatídico. 
Se pra mim foi um dia carregado de ausência e saudade, pra Maria foi um dia de descobertas, ela aceitou bem a experiência de viver um novo mundo.
Pra Maria, a escola virou uma espécie de segunda casa. E nessa casa, a liberdade e independência imperavam, além de ter um monte de novos amiguinhos.
Os sábados e domingos passaram a ser tomados por perguntas do tipo: - Mamãe, amanhã tem aula?
E se você detesta as segundas, saiba, Maria não! 



O principal ingrediente pra uma criança se sentir bem, fora das asas da mãe é a confiança!

No primeiro dia de aula, era possível ver que Maria ficou calada, deslocada e isso me partiu o coração. Ela que é sempre tão falante e ativa, ficou observando todo o lugar e as pessoas, examinando o novo solo e as pessoas que a arrodeavam. 
Eu fiquei me perguntando se realmente era a hora de Maria sentir aquilo, se ela precisava já sentir essa sensação de insegurança.
A professora e a auxiliar tentavam contornar a situação, mas obviamente não tinha só Cecília ali. A sala era tomada por bebês que assim como ela, viviam pela primeira vez a experiência de sair do ninho. Ela não chorou, mas ficou por alguns minutos perdida, me olhava de canto de olho... Mas, logo arrumou uns brinquedos, topou ir pro parque e na hora do tchau, quem chorou fui eu, rs.

Em uma semana "tia Ivete" e "tia Taninha" eram as palavras mais faladas lá por casa, surgiu então um carinho que não me despertou de maneira alguma ciúmes, na verdade, me deu uma calma, Maria começou a me mostrar que ela tinha encontrado fora de casa uma fonte de carinho. Meu coração conseguiu descansar.
A reciprocidade desse amor era um fato. As "tias" de Maria, são só amor com ela, sempre me contam uma história engraçadas ou tecem elogios.
Ivete tem as rédeas da sala de aula, é a responsável pelo "bê a bá", é sempre atenciosa e dedicada com a minha Maria.
Tânia é a auxiliar de sala, caprichosa e dona dos melhores penteados que são sempre bem elogiados por Maria, rs.





O colégio fez Maria sair da zona de conforto, totalmente.
Ela foi a primeira filha, sobrinha, neta e bisneta, ou seja, todo o mundo girava em torno dela. Ela nunca foi uma individualista, sempre dividiu bem as coisas, mas até então, só com os adultos. Na escola ela passou a conviver com outras crianças, o que ajudou bastante nesse processo de socialização. 

Maria começou a conhecer e a mudar alguns hábitos alimentares. Em casa, fruta nenhuma era aceita, já na hora do lanche da escola, Maria encarava fácil as melancias, uvas e maçãs, rs.

Outro imenso passo que Maria deu foi o desfralde. Tenho que dizer que todo o mérito por Maria ter deixado as fraldas, pertencem a Tânia e a Ivete.
E isso não demorou muito não, com uma semana de aula, Maria se intitulou mocinha e deu tchau as fraldas diurnas. Agora, estamos caminhado pro desfralde total, já conseguimos as primeiras noites de sono sem fraldas, uhul!

A parte pedagógica veio com tudo! Maria ingressou no mundo das cores primárias, das vogais e dos primeiros números. Se ela já era tagarela, aprimorou muito mais seu vocabulário. Diz cada coisa...
Começou a imitar todas as "tias", em casa todos os bordões de Ivete e Tânia são ditos, "eita lelê"!
Além de imitar "tia Patrícia" ao microfone na hora da saída, chamando "Maria Cecília do maternal".

Ah, essa foi outra mudança, ela não se chama mais Maria Cecília Menezes, agora é MARIA CECÍLIA DO MATERNAL, e ai de quem questionar esse novo nome, viu?



Os amiguinhos de Maria, fazem parte da maioria de suas histórias e brincadeiras em casa.
Ela sempre me conta o que cada um deles falou ou fez, tim-tim por tim-tim.
Além de conhecer cada um por nome e sobrenome!
Uma coisa engraçada, é que agora ela usa muito a expressão "melhores amigos".
E chega a reclamar de saudade quando não vai as aulas e não vê os colegas.
Imagina agora nas férias...



Também vivemos a emoção das primeiras apresentações da nossa Maria, pulamos carnaval, fotografamos cada pintura no rosto, vivi nossa primeiro dia das mães e rimos bastante do rebolado no São João, rs.

Quem me conhece sabe, cada conquista nova de Maria surte um imenso efeito em mim, muitas vezes fico mais ansiosa do que ela em viver isso tudo.
Adoro ler a sua agenda escolar, perguntar como foi o dia e o que aprendeu de novo, mesmo que a resposta seja "Patati e Patatá, rs.
Aguardo e planejo cada festinha...
É como se eu vivesse junto com ela essa vida escolar, sabe?
Adoro registrar tudo, afinal de contas, esse foi o primeiro passo pra um futuro que ainda vem pela frente.
É a base que vai sendo construída pra sustentar os muitos sonhos que virão, e essa primeira fase é carregada de sentimentos, de coisas novas e intensas.
Foram passos primordiais pra cidadã que Maria "vai ser quando crescer".
E eu sou muito grata as profissionais que fazem parte desse processo da educação de Maria, sei bem que minha filha não poderia estar em melhores mãos.

Agora é suar muito nas férias, pq vou te contar, ô menina com energia eterna, viu?
E que venha o segundo semestre, com mais coisas novas pra contar por aqui.

Um beijo e até a próxima.














0 comentários:

Postar um comentário

Eu, a Maria e o José, vamos adorar um recadinho.

 
Uma mãe conta. ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7