08/07/2014

Uma carta para mim mesmo no futuro.


Já faz um tempo que eu queria escrever uma carta para mim mesmo. Carta essa, que eu só deveria reler no futuro, 10 anos depois para ser mais exata. 

Algumas semanas atrás, assisti um filme brasileiro ("Entre nós") em que amigos enterravam cartas para si mesmo, o objetivo era desenterra-las 10 anos depois. Passado esse tempo, eles se reuniram para abrir os envelopes e ler o que tinham escrito, muita coisa tinha mudado. A visão de mundo, as expectativas, os desejos...
Andei pesquisando sobre pessoas que tiveram a mesma ideia, e achei o máximo esse tipo de comunicação com o futuro.
Resolvi então escrever para a Larissa que virá, para a mulher que vou ser daqui a longos 10 anos. Comecei a escrever, contei sobre meu passado para avivar a memória e me questionei bastante sobre tudo o que acontecerá futuramente.
 Acabei a carta me sentindo leve, querendo viver o hoje, mas com vontade de me ver mais a frente, sabe? Que louco!

* É importante dizer que, a carta que foi anexada ao blog, tem sua versão em papel, devidamente guardada para a reabertura no tempo prometido, 10 anos depois. 

Vamos a carta...



"Querida Larissa... na verdade acho que tenho intimidade suficiente para te chamar de Lari. Calma, sei que você não gosta muito da ideia de apelidos, sem que pra isso, a pessoa te conheça ao menos um pouco. Saiba, eu te conheço bem. Muito bem!
Sou você, só que a 10 anos atrás.
Talvez você não se lembre bem, mas eu te conto, nós (por mais confuso que seja, eu e você somos nós, rs) resolvemos escrever uma carta e iriamos ler ela novamente, 10 anos depois. Interessante, não é? Peço que se possível, grave um vídeo quando estiver lendo isso no futuro, seria legal ver sua cara.

Primeiro, deixa eu te contar como andam as coisas no teu passado.
São 1:39 da madrugada do dia 09/07/14 (sim, você não dorme cedo), ontem foi a final da Copa do Mundo, não que você ligue muito para o futebol, mas saiba, o Brasil perdeu uma semi-final por 7x1 para a Alemanha, acredita?

Você mora na mesma rua em que seus pais moram, em um apartamento de dois quartos, pequeno, com uma micro-sala (sala esta que você detesta). Ainda assim, você adora o seu quarto e o ventinho que adentra pela sua janela, além de amar o sol iluminando cada cantinho do seu ninho. 
Os nossos filhos são lindos e incríveis, Maria tem pouco mais de dois anos, é falante, anda numa fase muito musical (culpa dos desenhos que anda assistindo) e já está dormindo sem fraldas.
José irá fazer 4 meses amanhã, é tão esperto quanto Maria. Já tenta sentar, levantar só e é um menino muito simpático. Essa simpatia só acaba quando a fome chega, ai sai de perto! Vive a fase das babas, de por tudo na boca e fala na língua dos bebês.
Sobre seu casamento, bom, você e Marcelo se dão bem, vivem uma fase cansativa, afinal de contas, vocês tem dois bebês dentro de casa. A fase financeira anda bastante complicada, mas vocês se viram bem nesse quesito, sempre bem unidos. Nunca foram um casal meloso, mas se amam e costumam expressar isso com os olhos, é lindo!
Você não é uma excelente dona de casa (e eu temo que será assim pra sempre, rs), você arruma e você mesmo bagunça, vai entender...
Profissionalmente, você não é realizada é triste te contar isso), não está nem perto disso.
Trabalha em um escritório bege, sem janelas, em meio a contratos e gente engravatada, mas por enquanto não tem a opção de sair desse mundo sem cor.
Ainda não nos formamos, mas temos muitas pretensões, como ser escritora, fotografa, publicitária...
O seu emocional não é um dos melhores, você é ansiosa e seu corpo reflete os seus anseios, agora mesmo, está tomada por aftas que surgem por preocupações.
Também é uma moça "reclamona" e muitas vezes, sem paciência!
Sua bebida alcoólica predileta é a cerveja, mas você é viciada mesmo em brownie e coca-cola. 
Você não é fã de músicas, mas, "você é linda" do Caetano, não tem saído das suas últimas playlist.
A senhora se alimenta muito mal, e de coração espero que isso mude, ein?

Bom, vamos bater um papo sério, falar sobre o meu futuro, logo, o seu presente. Tenho muitos desejos e pretensões, será que conseguimos ao menos metade de todos eles? Ou fomos óbvias a ponto de acertar tudo? Pior... não fomos a lugar a nenhum? 
Tá vendo, eu disse que você era muito ansiosa!

Vamos lá, espero que você tenha parado com essa mania de cortar os cabelos em casa. Sério, nem sempre funciona! Quero que esteja indo ao salão, pelo menos uma vez no mês (eu odeio, mas você deve ir, afinal de contas é 10 anos mais velha que eu, lembre!), hidrate os cabelos, faça as sobrancelhas e as unhas, a essa altura não acredito que você ainda as roa, não é possível!
Por favor, não me diga que está totalmente loira, seria o fim. Sei que as mulheres "enloirecem" com o passar dos tempos, mas não ficaria bem em você, tenha bom senso.

Eu realmente torço para que você consiga dormir 12h seguidas, pelo menos aos sábados, rs. E que a sua alimentação tenha mudado. Quem sabe, até uma matrícula na academia, ou quiça na aula de Ioga. Se for na Ioga te devo um abraço! Dizem que melhora a paciência, a falta dela te prejudica muito por agora.

Conseguimos o nosso apartamento próprio? E me conta, tem a nossa sonhada varanda, com uma mini horta suspensa? Obviamente, não é tão longe da nossa mãe, é a sua cara não querer cortar o cordão-umbilical, tudo bem, está perdoada.
E o nosso carro, já tem ar-condicionado? 

Maria já tem quase 13 anos, vive a "aborrecência". Mas, acredito que com a sua maturidade (afinal de contas você tem 35 anos) e as aulas de Ioga, você esteja paciente e enfrentando essa fase com louvor. Desejo que Maria seja nossa grande amiga, que nos conte tudo. Ficaria muito orgulhosa disso.
E José?  Jogando futebol, fazendo natação ou se jogou no mundo das artes? Que curiosidade! Tenho certeza que ele é seu grande companheiro, um garoto doce e falante, rs.

Eu espero que você ainda esteja casada, que Marcelo tenha conseguido driblar teu humor inconstante, rs. Eu sempre digo que quando eu fizer 10 anos de casada, renovarei os votos. Vocês fizeram a festa? Ele chorou como no casamento? 
Vocês ainda se amam, disso eu sei, mesmo daqui do passado.

Você continua bagunceira, acertei? Espero que pelo menos possa contratar uma diarista, 2 vezes por semana..

Olha bem mocinha, você tem diploma em mãos, não é? Não me decepciona, ein? Acho que escrever virou seu hobby, te vejo mergulhando no mundo da comunicação, acertei? Queria poder ver teu sorriso de realização. Eu confio que você conseguiu apagar toda a minha frustração do passado. Que responsa!

Não me diz que está tomando fluoxetina ou outro ansiolítico, isso é o mal do século... Eu não gosto de tomar nem remédio pra dor de cabeça, espero que você não tenha virado uma refém de capsulas.
Mas me fala, como anda tua ansiedade? Não temos mais aftas ou febre emocional? Virou adepta do chá de Camomila ou aprendeu a tocar o foda-se?
Anda reclamando menos? "Deixando a vida levar".

Eu sei que você ainda adora cerveja, não troca meio copo geladinho por drink nenhum, acertei? Só me prometa que não voltou a fumar, seria chato para a nossa relação.
Embora pareça missão impossível nos tempos em que vivo, você diminuiu o refrigerante, Larissa? Do brownie eu não vou falar... sei do nosso potencial como formigas chocólatras, rs. 

Tem escutado música? Sempre me cobro ouvir mais, só que ando sem paciência. E quanto escuto, são músicas saudosas, que me remetem a algo. Você se permite conhecer coisas novas? O que está escutando ultimamente?

Me diz que você viajou por ai, conheceu novas praias e quem sabe, até a neve.
Que você comprou sua câmera mega-potente e que fez aquele curso de fotografia. Queria poder ver suas fotos...
Fala que agora você até usa salto alto, vaaai! Acho chique, confesso, mas não consigo usar por mais de 15 minutos. Agora os meninos não andam mais no braço, você não tem desculpas.
Me conta que viramos uma mãe maravilhosa, que somos linda e que ainda temos o mesmo sorriso de hoje.
E importante, não tivemos mais filhos, não é? Espero que você tenha lembrado que, um terceiro filho, só depois que José fizesse 10 anos e olhe lá. Lembrou?

Lari, de coração, eu espero me orgulhar muito do que nos tornamos. Eu confio em você.
Certeza que você terá saudades do que eu vivo por agora, mas que teremos um lindo futuro, assim vamos ler essa carte com sensação de vitória. Eu acredito!

Fico por aqui, querida, saiba que torço por nós e vou pedir a Larissa de amanhã, que te ajude nessa construção pro nossos amanhãs... vai dar tudo certo.


Um beijo meu, a você que será eu.

PS: Escreva-me uma carta, contando-me tudo. Ok?

Com amor, a Lari de hoje."




3 comentários:

  1. Adorei, por favor ajuda a divulgar nosso site de armazenamento de cartas
    www.letterinclouds.com.
    Um abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. https://www.facebook.com/letterinclouds/

    ResponderExcluir
  3. deixe sua carta nas nuvens gratuitamente aqui: www.letterinclouds.com

    ResponderExcluir

Eu, a Maria e o José, vamos adorar um recadinho.

 
Uma mãe conta. ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7