12/08/2014

Relato de parto {por: Dhayanne Dourado}


Tenho a imensa honra de trazer pra vocês, o relato de parto de Dhayanne, que trouxe ao mundo um bebê muito fofo chamado Yuan. 
Esse relato pra mim é muito especial, ainda me lembro bem quando meu celular tocou, e ela ainda nervosa me contou que estava grávida, pouco depois descobri que também estava esperando um bebê. A coincidência não parou por ai, teríamos meninos, nossos meninos.

Yuan chegou antes de José ao mundo, e sua chegada assim como o seu parto, foram marcados por muitos sentimentos. Leiam esse relato querido, tá valendo muito a pena!


"No dia 8 de fevereiro, fui ao centro da cidade do Recife, com o objetivo de comprar o restante do enxoval. Senti descer um líquido entre as minhas pernas (achei que era suor). O que preocupou Amanda (madrinha do meu filho e irmã da Larissa, autora do blog), ela insistiu para que eu fosse ao médico, pelo menos para tirar o peso da consciência. Beleza, fomos! A obstetra falou que eu não estava perdendo líquido, e descartou qualquer outra hipótese parecida. Porém, ao me examinar, aferiu minha PA (pressão arterial) que LOUCAMENTE estava alta (21/... não lembro ao certo). Fiz exames e veio o resultado: pré-eclâmpsia.

 Fui atendida em uma Maternidade onde não eu não teria suporte para um parto de "alto risco" (a maternidade era do SUS), logo, precisei ser transferida. Sentada em uma cadeira de rodas, já com sonda, soro... Fui levada até uma ambulância, onde pude ter um acompanhante (minha mãe foi junto comigo.),  que me deixou mais tranquila. RESPIRANDO FUNDO... PENSEI TANTAS COISAS... "Ir ao médico somente pra tirar o peso da consciência e de repente, me ver dentro de uma ambulância. Sem saber pra onde vou. Sem saber o que vai me acontecer..."  

Fiquei internada por 9 dias ao total, no HBL (Hospital Barão de Lucena). Nos 4 primeiros dias, os médicos ainda tentavam normalizar a minha pressão arterial, sem sucesso. Até uma obstetra (abençoada) que estava no plantão do dia 12/02, resolver começar a induzir o meu parto. (Urrrr!) Era por voltar das 10:00 hrs quando ela chegou, conversou comigo, e afirmou que começaria a indução. Nem acreditei! E mais uma vez... PASSARAM MILHÕES DE COISAS EM MINHA MENTE!!!
  Minhas contrações só começaram a vir por volta das 20:00 hrs, do dia 12. Finalmente! Pois já estava ficando amedrontada, caso precisasse ir "pra faca". 
Então (Dor, dor, e... DOOOR!!! Rsrs!) Bem, às 05:00 hrs, depois de um "super toque", minha bolsa estourou. (Somente mais DOR...) 



 Era o quinto dia de internamento, por volta das 07:00 hrs, do dia 13/02, houve a troca de plantão obstétrico, até ai tudo bem. - A obstetra anterior era um amor, muito gente boa -Para o meu azar, chega um ignorante, arrogante, prepotente, imbecil...- cabendo ainda tantos outros xingamentos - Umas 07:50hrs (acredito), não aguentei mais e gritei por "SOCORRO!" - Fiquei o tempo inteiro sofrendo caladinha, Juro!  Até porque, o que mais via e ouvia no centro obstétrico era: "quem mais escandalizasse, mais desprezo receberia" Pois é, funcionava assim. - Não deu pra segurar!!! (Yuan já estava quase coroando...) 
  Vem o tal rude e berrando diz: "VOCÊ TÁ DOIDA MINHA FILHA? POR QUE É QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO?"
Respondi que não estava aguentando mais, estava esfalecendo! Toda suja! (até defequei. O que é super normal. Tá, gente?! O PARTO NORMAL tem dessas coisas, rs!). 
O médico avisou que iria me examinar novamente, e por ser bruto, já iria me dar outro  "toque". Não precisou nem encostar, chamou os enfermeiros para me levarem à sala de parto. "VAMOs, JA VAI NASCER!!!" 
  Ainda me deu tempo de olhar no relógio... Eram 08:02hrs da manhã, do dia 13 de fevereiro de 2014. A mesma data em que o meu irmão mais velho (Dhiogo) nasceu. Coração a mil, um turbilhão de pensamentos ao mesmo tempo. Consolidar dor e felicidade, é algo complicado. "Simbora" pra sala de parto!
 Já não existia mais forças em mim. Somente amor. Este, me fez trazer Yuan. De dentro de mim, pra dentro (fora) de mim! 08:05 da manhã, ele chegou! Nasceu de 36 semanas e 1 dia (pré-maturo). Pesando 2.260Kg, 41cm. Aparentemente pequeno, mas com um choro bravo, forte. Mostrando suas raízes desde o primeiro momento que aqui chegou. Eu? Ainda sentia dor, mas não sentia. Entende?! Vê-lo, tê-lo juntinho de mim, foi como uma anestesia geral. -AMOR!-

  Precisei passar mais 4 dias internada, até que minha pressão normalizasse. Não via a hora de chegar em casa...na nossa casa!

Enfim, gostaria de comentar sobre o atendimento SUS, particularmente. Acredito que não é o sistema quem faz, e sim as pessoas que compõem o sistema. Vi profissionais super competentes, como incompetentes, de todo o tipo.
  Também me negaram o direito de um acompanhante, MEU MARIDO NÃO PÔDE ASSISTIR AO PARTO! Ou melhor, não tive direito a um acompanhante durante o trabalho de parto e parto em si. Absurdo! Carrego a angústia até os dias de hoje.

Bom gente, é isso! Um pouco do que tenho pra compartilhar com vocês sobre o meu parto. Beijos! E Lai, obrigada pela oportunidade."


Terminei de ler o relato que ela escreveu (entre uma fralda e outra, rs) me lembrando dos dias angustiantes em que ela viveu, Dhayanne é amiga de colégio da minha irmã mais nova, mas se tornou parte da família. Posso dizer que vivemos com ela a agonia que antecedeu a chegada do Yuan. 
Mas, confiamos sempre no amor, e ele prevalece e vence tudo, o nosso gordinho amado Yuan, hoje é um menino forte e esperto, a prematuridade não trouxe sequelas.

Obrigada Dhay por ter compartilhado isso conosco!

E você, quer enviar pra gente o seu relato de parto? 
Entra em contato conosco via e-mail, vamos amar!

Um beijo em vocês!



0 comentários:

Postar um comentário

Eu, a Maria e o José, vamos adorar um recadinho.

 
Uma mãe conta. ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7