23/08/2014

Relato de Parto {por: Katia Eicke}


Hoje é dia de relato de parto, melhor ainda, de relato DUPLO <3

Vamos conhecer hoje os relatos da Katia, que é mamãe da Larissa, minha xará querida,e da Isabel, a caçula.
A Katia passou por duas cesarianas, mas cada uma trouxe consigo sentimentos bem diferentes. Vamos ler e conhecer a historia dessas três meninas.

RELATO DO PARTO DA LARISSA
Sempre sonhei com um parto normal, mas assim que descobri que estava grávida vieram os medos. Parecia que todas as pessoas que eu conhecia, tinham feito cesárea ou se tiveram parto normal, foi sofrido, não recomendavam. Para piorar, a médica também queria a cesárea, simplesmente porque queria! Ela me disse que não queria me influenciar, mas ela, que não era mãe ainda, disse que se tivesse um filho “com certeza farei cesárea”. Naquela época estava tudo bem pra mim assim...
Marcamos para o dia 22 de junho de 2009, quando completei 38 semanas e 4 dias de gestação... às 06h da manhã, eu e meu marido chegamos na maternidade, eu tinha plano de saúde, mas no hospital não tinha quarto vago pra mim. Então, meu marido ficou no corredor e eu fui direto pra sala me preparar pra cirurgia. - Meu marido não quis entrar junto, ele é muito mole pra qualquer coisa que envolva sangue, agulhas e afins -


Lá fui eu, com aquelas camisolas abertas atrás, andando pelo corredor, rs. Estava super tranquila, acho que não tinha caído minha ficha ainda. Uma enfermeira me ajudou a deitar na maca e foi arrumando as coisas, conversando comigo. Chegou o anestesista e nada da minha médica, o parto era pra ser as 7:00 horas, já eram 7:15 e nada dela aparecer... Estavam todos comentando o atraso, mas ninguém me falava nada. Até que enfim, ela apareceu, sem maiores explicações.
Assim que a médica chegou, o anestesista já foi conversando comigo aplicou a anestesia sem problemas, comecei a sentir formigamento e mal conseguia me desvirar, já não sentia mais minhas pernas, o anestesista foi narrando tudo o que acontecia, ele ficou o tempo todo ao lado da minha cabeça.
A Larissa nasceu em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, às 7:48, pesando 3,220kg e medindo 51cm, chorou logo que nasceu, o pediatra me avisou que que logo mostraria ela, colocou ela perto do meu rosto e deixou ela lá por alguns instantes - pra mim duraram uma eternidade - foi maravilhoso!!!
Depois ele levou ela novamente pra fazer todos os exames necessários, limpar e vestir, só então meu marido acompanhou tudo e eu fiquei lá pra ser "costurada" novamente. Lembro que comecei a me sentir mal, avisei aoo anestesista, minha pressão estava caindo, mas logo melhorei com os remédios direto na veia.
Mal a médica saiu da sala de cirurgia eu comecei a tremer, achei que estava passando frio, mas daí me levaram pra sala de recuperação e lá comecei a tremer de verdade. Nem o aparelho de medir a pressão conseguia medir, eu tremia muito, o corpo todo, era a anestesia perdendo o efeito, as enfermeiras falavam pra eu respirar fundo e me acalmar, mas eu não conseguia, era involuntário, eu pulava muito.
Como não tinha um quarto certo pra mim levaram a Larissa pra sala de recuperação pra ficar comigo, ao contrário do que ouço sobre o pós cesárea, onde a mãe fica muito tempo sem ver o bebê, nós ficamos por horas lá sozinhas, nos “curtindo”. Não consegui amamentar de imediato, eu era mãe de primeira viagem e não sabia o que fazer, ainda mais deitada sem conseguir me mexer. Todos estavam nos esperando, inclusive as enfermeiras que ajudam na amamentação. 

RELATO DO PARTO DA ISABEL
A médica que me acompanhou na gestação da Isabel, era mais tranquila quanto a fazer um parto normal, mas conforme o tempo foi passando, ela falava cada vez mais sobre a tranquilidade de uma cesárea. Até que na última consulta antes do parto, ela chegou a conclusão de que a gente deveria fazer uma cesárea já nos próximos dias, pois meu útero estava muito fino e ela tinha medo de uma ruptura uterina. Acabei concordando e ela nasceu no dia 21 de novembro de 2011.
Neste dia completei 39 semanas e 2 dias de gestação, cheguei no hospital às 6:00 horas da manhã, logo fui internada. 


Morando agora em Amambai, Mato Grosso do Sul, o hospital da cidade é pequeno e o procedimento foi todo no quarto mesmo, coloquei aquele “avental”, me colocaram no soro, fizeram depilação, às 6:40 eu já estava pronta no quarto só esperando a médica. eu estava mais uma vez tranquila - tranquila demais - tudo aquilo era tão “frio”, eu não estava ali pro parto da minha filha, eu estava ali esperando pra entrar em uma cirurgia, ser cortada e tirarem minha filha de dentro de mim. Cheguei a falar pro meu marido do meu desconforto. “nunca mais quero passar por isso, olha só minha situação” (sobre uma cesárea agendada).
A médica chegou pontualmente as 7:00, veio conversar comigo, me examinou e disse “está bem na hora”, uma enfermeira veio me buscar e fui até o centro cirúrgico, sentei na maca, estava com muito medo dessa anestesia. Eu ficava pensando que ela estava cortando a pele, e outra camada... Aff! pra mim aquilo pareceu uma eternidade, até que a médica falou que já estava vendo o cabelo dela, em seguida escutei um barulho de água, e comecei a chorar. - Enfim meu coração amoleceu -
Assim que ela nasceu chorou e eu chorei junto. A enfermeira falou que eram 8:00h e logo fui avisada que estava tudo bem com ela.  Isabel nasceu com 3,160kg e 51 cm, não saiu nem um minuto de perto de mim. Trouxeram ela perto de mim e eu só conseguia chorar, depois pesaram, mediram, limparam ela e colocaram o brinco, tudo ali mesmo, colocaram ela no bercinho e lá ela ficou até que a médica terminou de me costurar. Nessa hora comecei a tremer, como no primeiro parto, era reação da anestesia que já estava começando a passar. Levaram a gente direto pro quarto pois lá não tem sala de recuperação, tive que ficar deitada sem travesseiro e com as pernas um pouquinho elevadas até as 14:00h, mas o tempo todo a Isabel ficou nos meus braços, deitadinha ao meu lado, pra ficar bem aquecida. Por volta das 10:00 uma enfermeira foi lá e me ajudou a colocar a Isabel pra mamar. Foi maravilhoso, muito rápido e tranquilo. Eu estava bem mais nervosa e emocionada do que no primeiro parto, mas de certa forma foi bem mais tranquilo.

Amo esses relatos duplos, conhecer duas histórias de uma vez só é amor demais, né não?
Obrigada Katia, por ter nos contado sobre essa magia dupla, o nascimento das suas meninas. 

E como eu sempre falo por aqui, pra mandar o seu relato de parto é fácil fácil. É só entrar em contato conosco via fanpage ou pelo nosso e-mail. Beleza?

Um beijo em vocês e até a próxima!





0 comentários:

Postar um comentário

Eu, a Maria e o José, vamos adorar um recadinho.

 
Uma mãe conta. ©Template por 187 tons de frio. Resources: Deeply // Ava7